Progressistas e MDB são os partidos de nossa região com a maior quantidade de prefeituras conquistadas nas eleições passadas, e também as legendas com o maior número de candidatos majoritários nas eleições deste ano. O Progressistas tem candidato a prefeito ou a vice em todos os 15 municípios aqui do Extremo Sul Catarinense. Já o MDB só não tem candidatos majoritários em Ermo e em Meleiro. Em Ermo o partido apoia da dobradinha do prefeito Paulo Della Vechia, o Paulinho (PL), que concorre com Edson Zauer Leonardo, o Bafinho (PP), como seu companheiro de chapa. Já em Meleiro, o MDB apoia a dobradinha composta por Anderson Scarduelli, o Nino (PL), que tem Jonas Osteto (PP), como seu candidato a vice. Vale lembrar que Nino e Osteto concorrem com chapa única, sem adversários políticos em Meleiro.
No que diz respeito ao leque de alianças, o Progressista mantém parcerias majoritárias em nossa região com o PL, o MDB, o PSDB, o PSD e o Republicanos. O maior parceiro, no entanto, continua sendo o PSD, que nada mais é do que um desdobramento do antigo PFL, com quem o Progressistas, que também mudou várias vezes de nomenclatura, manteve ampla relação política entre 1985 e 2007.
Já os principais parceiros majoritários do MDB neste ano, além do próprio Progressistas, com quem os emedebistas foram dobradinhas majoritárias em dois municípios, são o PSD, o PRD, o Podemos, o PL, o PSDB e o PT. Em linhas gerais, o que se observa é que o Progressistas ainda busca manter uma sintonia mais fina com partidos de centro-direita, e o MDB com os partidos de centro-esquerda, ainda que na maioria dos casos as duas legendas estejam aliadas aos partidos de centro neste ano aqui na região da Amesc.