ROLANDO CHRISTIAN COELHO | Mais próximos não creem em Motinha/2022

Ex-vereador Motinha tem afirmado que será candidato a deputado ano que vem, mas os mais próximos não acreditam na concretização do projeto.

Rolando Christian Coelho, 23/08/2021

Mais próximos não creem em Motinha/2022

Em que pese o desejo já manifesto do ex-vereador araranguaense, Marco Antônio Mota, o Motinha, de concorrer ao cargo de deputado estadual, ano que vem, os mais próximos não creem que ele de fato irá enfrentar as urnas.

Ninguém quer se manifestar publicamente sobre o tema, já que a decisão de Motinha é de cunho pessoal, mas, em linhas gerais, aqueles que acompanham sua trajetória ressaltam que há muitas amarras que praticamente inviabilizam o projeto.

A principal delas é a proximidade que o grupo ligado diretamente ao ex-deputado Manoel Mota (MDB), pai de Motinha, tem com o deputado estadual Volnei Weber (MDB). Vários ex-assessores e colaboradores diretos de Manoel Mota estão vinculados a Volnei, ocupando, até mesmo, funções em seu gabinete.

Outro fator preponderante diz respeito ao futuro partido de Motinha, que provavelmente será o Podemos. Todavia, independentemente da sigla que ele vier se filiar, o fato é que não será o MDB o partido pelo qual Motinha disputaria a eleição do ano que vem. Nunca é demais lembrar que o MDB, ex-PMDB, é o partido no qual Mota pai milita a quase meio século, possuindo um histórico pessoal com a legenda sem precedentes em nossa região.

O ex-deputado teria que se afastar, ao menos moralmente do MDB, romper com Volnei Weber, e cair de corpo e alma na campanha de seu filho, tendo que bater de frente, também, com a candidatura de Tiago Zilli (MDB) a deputado estadual. Por óbvio que para Motinha o caminho mais curto para alcançar uma boa votação seria cooptando o voto dos emedebistas, e, para isto, precisaria rivalizar com Zilli ao menos em nossa região.

Apesar dos supostos entraves, Motinha diz que seu projeto será levado adiante. Ressalta que possui independência política, e que as conversações visando sua candidatura a deputado estadual ano que vem estão bastante adiantadas, presa apenas a detalhes, que em breve serão superados.

Nano Freitas assume comando do PP de Sombrio

Ex-vereador Jairo Adriano Freitas, o Nano Freitas, assumiu na sexta-feira à noite o comando da executiva municipal do Progressistas, em escolha consensual dentro do partido.

A vice-presidência será comandada por Lisandro Brognolli Darós, o Kinha, e a segunda presidência por Priscila de Oliveira Costa.

A executiva e o diretório contam com uma série de outros nomes que dão a entender que o partido está buscando oxigenação pautado na renovação. Nano tem a difícil tarefa de insuflar os ânimos da legenda, especialmente com vistas a 2024. Nas últimas três eleições o partido acabou sendo derrotado pelo MDB na disputa pelo executivo municipal.

Jonatã Coelho é o nome do PSL para estadual na região

Vice-prefeito de Balneário Gaivota, Jonatã Coelho (PSL), diz que as conversações com seu partido, para uma disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa, ano que vem, estão bastante adiantadas.

De acordo com ele, as tratativas estão se dando pessoalmente com o presidente estadual da legenda, o deputado federal Fábio Schiochet. “Por ele, e pelo partido, está tudo certo”, comenta o vice, ressaltando que a possibilidade é real, mas que precisa ser muito bem avaliada.

O primeiro entrave para uma candidatura a deputado estadual de Jonatã foi resolvido. É que o ex-vice-prefeito de Araranguá, Rodrigo Turatti, nome cotado para disputar o parlamente catarinense pelo PSL, já disse que não concorrerá pela legenda. Por ora, somente o nome de Jonatã vem sendo ressaltado, dentro do partido em nossa região, para o embate que se avizinha.

Ausência de Boeira em convenção do PP aumentam especulações

Ausência do ex-deputado federal Jorge Boeira (PP) na convenção que conduziu Nano Freitas ao comando da sigla, em Sombrio, na sexta-feira à noite, aumentaram as especulações dando conta que ele poderá mesmo deixar o partido.

A própria assessoria do evento havia divulgado nota dando conta que a convenção do progressistas contaria “com a presença do deputado Estadual Zé Milton, do ex-deputado Jorge Boeira, de lideranças regionais e municipais”.

Boeira, no entanto, não compareceu. O episódio se deu na mesma semana em que o ex-parlamentar publicou em suas redes sociais matérias jornalísticas mostrando o interesse de legendas como o Podemos e o PSB em sua filiação.

Paulinho Della Vechia quer incentivar turismo em Ermo

De olho no grande fluxo de veículos que passará por Ermo, tão logo esteja concluída a pavimentação da BR 285, entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes (RS), o que inclui a Serra da Rocinha, prefeito Paulo Della Vechia (MDB) deverá encomendar projeto de cunho turístico-cultural para seu município.

Na prática, Paulinho quer que parte dos motoristas, sejam eles caminhoneiros, viajantes ou turistas, parem em Ermo, atraídos por atrações turísticas locais. No que diz respeito ao turismo cultural, o prefeito prospecta a possibilidade de criar nas imediações do centro da cidade um museu da colonização, a céu aberto, como também monumentos que ressaltem Ermo como rota dos tropeiros.

Vale lembrar que o município está inserido dentro do contexto do Caminho dos Conventos, que foi o primeiro caminho de tropas aberto no Brasil, em 1728. Ele ligava o Morro dos Conventos até a Serra Geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui