Na sexta-feira, dia 10, foi considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Com o objetivo de chamar a atenção de governos e da sociedade para a relevância do assunto, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e a OMS, Organização Mundial da Saúde, criaram a data.
No Brasil, o “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa do CVV, Centro de Valorização da Vida, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é “Agir salva vidas”.
Em Maracajá, os funcionários do Departamento Municipal de Saúde vestiram a camisa da Campanha Setembro Amarelo, para alertar os usuários do Cemasas, o Centro Municipal de Atendimento à Saúde, sobre a importância de falar sobre o tema, que para muitos ainda é considerado um tabu.
Além disso, segundo a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, o departamento realizará uma palestra motivacional no dia 23 deste mês, às 19 horas, com a psicóloga Valéria Matos Andrade. A palestra é aberta ao público e acontecerá no Centro de Eventos Jerivás, anexo ao Parque Ecológico. “Também estamos definindo mais ações, que devem incluir um pedágio com distribuição de material informativo”, disse Michele.
A Administração de Maracajá disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico no Cemasas. “A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e para isso precisamos falar abertamente sobre o assunto e observar no nosso meio social se alguém está apresentando mudanças de comportamento, depressão e ansiedade. Caso identifique alguém com pensamentos suicidas procure ajuda no Cemasas, onde disponibilizamos atendimento com psicólogo e psiquiatra”, explica a diretora de Saúde.
Serviço de Ajuda
Serviço de Atendimento Psicológico no Cemasas – Fone: 3523-1354
CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – 3523-0318
CVV – Centro de Valorização da Vida – Telefone: 141