O teatro Célia Belizária de Souza, que funciona no centro de Araranguá, em conjunto com a Escola de Educação Básica de Araranguá, mais conhecida como Colégio Estadual, assim como a escola, está interditado por problemas estruturais. Ambos são de responsabilidade do Governo do Estado.
Em junho de 2017 parte da estrutura do Colégio Estadual foi interditada e atualmente os alunos estudam em um prédio alugado, localizado também no centro de Araranguá, até que a reforma na escola, iniciada em dezembro de 2020, seja concluída.
Já o teatro, que chegou a ser utilizado como sala de aula pelos alunos do Colégio Estadual, foi interditado em 2019. O local estava sendo utilizado como abrigo por moradores de rua e na noite de sexta-feira, dia 9, foi atingido por um incêndio, que destruiu boa parte do interior do prédio.
Combate ao fogo
Doze bombeiros, com três caminhões tanques, trabalharam na ocorrência, incluindo as equipes de Araranguá, Sombrio e Criciúma, e cerca de 16 mil litros de água foram utilizados para o combate às chamas. Os bombeiros foram acionados por volta das 19 horas e o trabalho durou cerca de duas horas. Chovia muito na noite de sexta, o que ajudou a controlar o incêndio, pelo menos, do lado externo.
De acordo com o major Borges, comandante do Corpo de Bombeiros de Araranguá e região, que trabalhou na ocorrência, toda a parte do auditório foi consumida pelo incêndio, reboco, mobília, forração de piso e teto. O fogo ainda se alastrou para o pavimento superior, em uma sala onde eram guardados documentos.
A inspeção no local, para tentar descobrir a causa do incêndio, deve ser realizada nesta segunda-feira, dia 12, pelo Corpo de Bombeiros de Araranguá.