Tradicional Festa de São Sebastião terá missas ao ar livre e igreja fechada

Orientação para este ano é que a caminhada até a Figueirinha seja feita em grupos da mesma família e com uso de máscaras
Publicidade

Balneário Gaivota

A festa homenagem a São Sebastião, que acontece a mais de 90 anos na Figueirinha, em Balneário Gaivota, será realizada no dia 20 de janeiro. A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora está tomando uma série de medidas de prevenção ao Covid-19 e a festa será essencialmente religiosa e terminará mais cedo.

Todas às missas serão ao ar livre e a pequena capela ficará fechada. A celebração da véspera, na noite de terça-feira, dia 19, acontecerá na rua, com iluminação especial. As demais, no dia 20, sob às figueiras. Depois da missa da véspera, será possível adquirir galinha assada e rosca como sempre, mas somente para levar e comer em casa.

Durante a madrugada do dia 20, romeiros devem manter a tradição da caminhada até a Figueirinha, e o padre Geovane orienta que os grupos sejam formados por pessoas da mesma família e com uso de máscara. Este ano, os romeiros não terão o café comunitário e gratuito que os aguardava na chegada e, para evitar aglomero, o salão ficará fechado durante os dois dias do evento.

Na quarta, dia de São Sebastião, às 5h30min da manhã será rezado o terço e às 6 horas inicia a primeira missa. Outra missa está marcada para às 8 horas e a última às 10h, em seguida terá a procissão e a Consagração a Nossa Senhora. Ao meio-dia o tradicional churrasco poderá ser adquirido para comer em casa.

A imagem de São Sebastião ficará na porta da capela e cercada, os fiéis não poderão tocar nela, apenas se aproximar para preces e orações, mantendo o distanciamento social. PM e Secretaria de Saúde de Balneário Gaivota auxiliam no evento.

O padre Geovane, que teve coronavírus, terminou na semana passada o período de isolamento. Ele não chegou a ser internado, mas teve sintomas fortes provocados pelo vírus. Antes de voltar às atividades normais, o padre fez exame para garantir que não estava mais transmitindo o vírus. Agora carrega o laudo onde se lê ‘não reagente’ para onde vai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui