Uma nova formação de satélites Starlink da SpaceX chamou a atenção de moradores do Sul do Brasil na madrugada deste domingo (5). Milhares de pontos luminosos foram registrados pela câmera Sul da estação de monitoramento de meteoros de Monte Castelo – SC da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, administrado pelo astrônomo amador Jocimar Justino. Os satélites foram seguindo em direção Sudeste, surgindo próximo à constelação de Cruzeiro do Sul.
De acordo com o site Heavens Above, este grupo de satélites foi lançado da base Norte Americana de Cabo Canaveral, usando um foguete Falcon 9 da SpaceX, liderada pelo visionário Elon Musk.
Esse grupo de satélites foi lançado da base Norte Americana de Cabo Canaveral, usando um foguete Falcon 9 da SpaceX, comandada por Elon Musck, conforme informado pelo site Heavens Above.
A base de Cabo Canaveral é um local muito importante na história quando se trata da exploração espacial e a SpaceX tem como objetivo revolucionar a indústria aeroespacial, fazendo com que as viagens para o espaço sejam mais frequentes e acessíveis.
Este grupo engloba a mega-constelação Starlink, que tem o objetivo de fornecer sinal de internet com uma alta velocidade para qualquer parte do mundo. Segundo o projeto inicial da Space-X, a Constelação Starlink possui aproximadamente 12 mil satélites, mas já existe um projeto em expansão prevendo mais de 30 mil deles.
Conforme cada lançamento, são colocados em órbitas algumas dezenas de satélites que, primeiramente, seguem muito próximos uns dos outros. Por conta disso, as primeiras noites, é possível enxergar eles nessa formação, como um “trem de satélites”. Após isso, a medida em que eles vão ganhando mais altitude e sendo recolocados, se tornam mais tênues e ficam mais distantes uns dos outros.
Não foi a primeira vez que a formação de satélites Starlink da SpaceX chamou atenção das pessoas. Porém na madrugada de domingo (5) a visibilidade foi realmente impressionante.
OCP News