Depois de meses de pleito e articulação, a Ama.esc conseguiu, através dos gestores, efetivar o convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial
Para iniciar aulas para crianças atendidas dentro da associação. Com isso, a Ama.esc deixa de ser apenas uma associação e passa a ser um Caesp (escola de educação especializada). “Iniciamos com 38 alunos, além dos atendimentos clínicos que seguimos oferecendo. Estávamos ansiosos assim como os pais”, explica Luis Vicente Costa, presidente da Ama.esc.
Ele classificou o convênio como uma conquista, e argumenta que é mais um passo rumo à inclusão das pessoas com deficiência e com espectro autista. “Por ser a primeira vez que pleiteávamos este convenio e ser ano eleitoral, tudo demorou ainda mais, mas finalmente, conseguimos conquistar mais este grande passo para todos os autistas da região da Amesc”, conclui.
A princípio, haverá turmas de Estimulação e Atendimento Especializado e alunos de idades variadas serão atendidos. “São atendimentos para bebês e crianças”, acrescentou. “É um grande marco aqui para a região da Amesc, por que as crianças passam a ter uma escola de educação especial, com foco exclusivo para autistas”.
Os alunos passam a ter, além dos atendimentos clínicos, agora também atendimento pedagógico, artes, educação física, entre outros serviços. “Tendo em vista que quando mais precoce a intervenção da criança, melhor será seu desenvolvimento, sua qualidade de vida, e por vezes, um atendimento particular custa caro, e a fila em outras instituições é grande, desta forma a AMA passa absorver também estas demandas”, conclui Luis
A partir de agora, a associação busca novas conquistas como projetos e inserção no mercado de trabalho, promoção de palestras e workshops para professores e familiares, tudo para trazer conhecimento e conscientização a quem convive mais com essas pessoas com necessidades específicas. “Tudo para que os autistas tenham um atendimento digno, acolhedor, e que tenha efetividade no dia a dia, assim como auxiliar os pais no dia a dia com seus filhos! Estamos todos juntos nesta causa, acolhendo não só os autistas, mas também sua família”, disse, ele atentando para o fato da esfera pública também colaborar através de articulação e destinação de esforços e recursos. “Esperamos sempre poder contar com nossos prefeitos, secretários, toda a sociedade, para que possamos ampliar ainda mais os atendimentos”, encerra.
A Ama.esc fica localizada na rua Caetano Lummertz, número 1.369, no bairro Coloninha, em Araranguá. Contato podem ser feitos pelo telefone (48) 9838-0675.