A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica ficará mais cara com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos sobe de R$ 4,463 para R$ 7,877.
A decisão foi comunicada na última sexta-feira (27) em uma nota da Aneel, que justificou a medida pela situação de risco hidrológico, com reservatórios em níveis baixos, além do aumento dos preços da energia no mercado, influenciado pelo custo da geração que foi produzida, mas não contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias, que classifica as tarifas em verde, amarelo e vermelho (nos patamares 1 e 2), visa oferecer maior transparência na cobrança aos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A bandeira verde patamar 1, que indica tarifa sem custo extra, havia sido a mais comum nos últimos meses, enquanto a bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro.
Criado em 2015, o sistema permite que os consumidores se adaptem ao cenário de custos de geração de energia, buscando formas de reduzir o valor da conta de luz em momentos de alta tarifa. Com a nova medida, é importante que os consumidores fiquem atentos ao seu consumo e considerem formas de economizar energia.