Gestantes de Turvo recebem orientações sobre primeiros-socorros de recém-nascidos

Encontros semanais tem temas diversos e rodízio entre os participantes devido a pandemia do coronavírus
Publicidade

Turvo

Os primeiros-socorros junto aos recém-nascidos foi o tema do encontro entre gestantes e os socorristas do Samu. Este foi o segundo encontro de 2021 do grupo de gestantes, que está com 73 mulheres em atendimento em Turvo. Devido a pandemia do coronavírus, são revezados os grupos a cada semana, sendo que o pai também pode e deve se fazer presente nos encontros.

Os encontros do grupo de gestantes, Filhos de Turvo, ocorrem todas as semanas, nas quartas-feiras, em revezamento de turmas, em virtude da pandemia do novo coronavírus. São 73 mulheres no momento em atendimento de pré-natal.

Publicidade

Os responsáveis pelas orientações do segundo encontro de 2021, foram os socorristas em folga do SAMU de Turvo, Laise Mafioletti Mezari e Anderson Felisberto (Dinho). Os socorristas orientaram especialmente sobre o atendimento inicial aos recém-nascidos, com foco nos casos de engasgamento, lembrando que a manobra muda a partir de cerca de dois anos até os adultos. A manobra para crianças se chama Heimlich, e os pais precisam buscar apoio rapidamente. Podem acionar os serviços de urgência e emergência, mas saber como proceder dá mais garantias para que a pessoa engasgada fique bem e sem sequelas. Desta forma, quem sabe os procedimentos pode iniciá-las, e mesmo com o desengasgamento, é fundamental procurar suporte da saúde e analisar o quadro clínico sobre o que houve. Outro fator é que na manobra nunca se indica colocar o dedo na boca da pessoa engasgada para tentar desafogar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui