Há 03 dimensões nas quais o ser humano se relaciona. É como um tripé que sustenta sua saúde emocional e revela sua condição espiritual. São eles:
• O seu relacionamento com Deus: Vertical.
• O seu relacionamento consigo mesmo: Interior.
• O seu relacionamento com os outros: Horizontal.
A saúde de nossas emoções se intercala e reflete as condições de cada um desses relacionamentos. A saúde emocional está ligada com a saúde espiritual. Quando o nosso emocional não está equilibrado, as nossas percepções e decisões estarão contaminadas: vamos olhar o outro a partir das nossas fraturas emocionais ou traumas arquivados em nosso inconsciente. A falta de equilíbrio emocional tem sua fonte na ausência da paternidade, que chamo de orfandade.
Orfandade é a mentalidade de não ser aceito, de não pertencer, de não ter valor. Ou seja, um completo estado de desconexão emocional e espiritual. Ela é a raiz de muitos males emocionais. A orfandade gera as fraturas emocionais: abusos, traumas, nossas escolhas erradas, as escolhas erradas dos outros que recaíram sobre nós, etc. E como consequência dessas fraturas vem a rejeição, abandono que provocam como consequência:
• Sentimento de não pertencimento.
• Depender da opinião dos outros.
• Insegurança.
• Solidão, etc.
É o que chamamos de empilhamento do inconsciente: é um conceito que diz que o inconsciente funciona como um depósito de registros, com os registros dolorosos e traumáticos no topo e os momentos alegres e bons por baixo. Segundo esse conceito, a pessoa continuará a sofrer emocionalmente até que os registros dolorosos sejam dissolvidos e novas estruturas sejam geradas. A teoria psicanalítica do inconsciente, desenvolvida por Sigmund Freud, diz que o inconsciente é um “reservatório” de memórias, impulsos, sentimentos e pensamentos que estão fora da percepção consciente. O inconsciente funciona por empilhamento: no topo estão os registros dolorosos, traumáticos, todos aqueles registros de dores e sofrimentos e abaixo os momentos alegres, bons e enquanto não dissolver esses registros dolorosos e gerar novas estruturas a pessoa continuará em sofrimento emocional.
Essas fraturas vão gerar compensações ou válvulas de escape: ansiedade, medos, depressão, vícios, procrastinação, vitimismo, etc. A JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO é voltada para a restauração desses relacionamentos por meio de um processo baseado em princípios terapêuticos. Cremos que a Transformação se baseia na perspectiva de que o desequilíbrio emocional e espiritual tem sua base ou fonte na ausência da paternidade divina, em Deus, que chamamos de orfandade, mas também na ausência da paternidade biológica, ou seja, em pessoas que, de alguma forma, exerceram algum tipo de cuidado em nossa vida: pais, avós, parentes, professores ou líderes. Cada uma dessas compensações serve como válvula de escape para as dores e traumas emocionais. Lembre-se que “a mesma força que você tem aplicado em sua dor, pode ser aplicada em sua cura”!
COMO TER A VIDA TRANSFORMADA?
1. ADMITA que você tem problemas: Diga: EU TENHO PROBLEMAS!
2. CONFIE: EU PRECISO CONFIAR!
2.1. Aprender a confiar em Deus e nas pessoas.
3. CONFESSE: EU VOU CONFESSAR
3.1. Confessar sua filiação, seus erros e falhas.
4. REPARAR: EU ME DISPONHO A REPARAR
4.1. Reparar para perdoar e pedir perdão.
5. COMPARTILHE: EU VOU COMPARTILHAR
5.1. Repartindo a gratidão.
Quando somos restaurados, somos comissionados para compartilhar nossa restauração.