Governador do Estado, Jorginho Mello (PL), cumprirá seu primeiro compromisso oficial em nossa região nesta sexta-feira, no município de Sombrio. Às 18h ele entregará sete viaturas para as forças de segurança de nossa região, veículos estes que atenderão respectivamente os municípios de Sombrio, Araranguá, Turvo, Ermo, Meleiro, Morro Grande e Santa Rosa do Sul. Também serão entregues nove computadores, destinados a Araranguá, Ermo, Maracajá, Meleiro, Santa Rosa do Sul e Timbé do Sul.
A vinda de Jorginho a Sombrio tem o nítido propósito de prestigiar a prefeita Gislaine Dias da Cunha (MDB), de quem ele é amigo pessoal. Gislaine já foi assessora de Jorginho e desfruta de franco trânsito dentro do Governo do Estado. O PL de Jorginho é aliado de primeira linha da prefeita sombriense, que era filiada à legenda até dezembro de 2019. No ano seguinte ela migrou para o MDB, por onde concorreu ao executivo.
O cerimonial da vinda do governador acontecerá na Rua Coberta, no centro de Sombrio, e é aberto a público.
Um pouco antes, às 15h, Jorginho Mello também promoverá entregas de 18 viaturas e 16 computadores para municípios da região de Criciúma. A solenidade naquele município acontece na sede da Associação Empresarial de Criciúma. Neste caso específico, nota-se um atendimento direto de Jorginho a um pedido do prefeito criciumense Clésio Salvaro, seu ex-correligionário tucano.
O que se observa claramente é que o governador Jorginho Mello tem procurado ligar sua agenda administrativa a uma agenda política também, buscando ampliar suas bases e notorizar aliados, que, por óbvio, serão beneficiados com isto nas eleições do ano que vem, como, por certo, buscarão dar contrapartida ao governador no pleito de 2026, quando ele tentará a reeleição. O fato é que, no que diz respeito a arte da política, Jorginho Mello está dando aula, e dentro de poucos meses já terá feito muito mais alianças do que o ex-governador Carlos Moisés da Silva (Rep) conseguiu estabelecer em quatro anos de mandato.
Júlia Zanatta já está pedindo “Fora Lula”
Deputada federal Júlia Zanatta, do PL de Criciúma, não está se fazendo de rogada. Já no primeiro dia de sessão parlamentar, nesta semana, ela estampou na parte de trás de seu blazer um provocativo adesivo “Fora Lula”. Eleita pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e com um discurso para lá de conservador, Júlia deverá ser uma das principais porta-vozes do bolsonarismo na Câmara dos Deputados. Ela, no entanto, não esconde a decepção com muitos novos e velhos deputados eleitos por partidos de direita, que já começaram a se aproximar do Governo Federal, atraídos, por óbvio, pelos louros do poder. De sua parte, ressalta, a postura anti-Lula e anti-esquerda será mantida durante todo seu mandato.
“Radicais” do PL não votam em Mauro de Nadal (MDB)
Não fosse a ala radical do PL na Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) teria sido eleito por unanimidade como novo presidente da Assembleia Legislativa. Inicialmente, se anunciou duas abstenções na votação, mas elas foram três, respectivamente dos deputados José Lopes, Ana Campagnolo e Sargento Lima, todo filiados ao Partido Liberal. Tratam-se dos mesmos deputados que fizeram ferrenha oposição ao ex-governador Carlos Moisés da Silva (Rep), por não abrirem mão dos princípios básicos do bolsonarismo. Por ora, a relação com o governador Jorginho Mello, de quem são correligionários, é boa, mas, somente o transcurso dos próximos meses é que ditará o caminho que os três parlamentares trilharão.