Presidente Lula da Silva (PT) não fez nenhuma questão de amenizar o tom, durante seu discurso no salão negro do Congresso Nacional, ontem, em ato que lembrou a invasão da Praça dos Três Poderes, ocorrido em 8 de Janeiro de 2023.
Lula, que passou o último ano pedindo unidade a Nação, partiu para cima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o acusando de golpismo. Também fez questão de trazer à tona as críticas que bolsonaristas fazer ao sistema eleitoral brasileiro. O presidente sugeriu que todos os políticos bolsonaristas, eleitos no pleito eleitoral de 2022, renunciem aos seus cargos, em protesto contra a utilização de urnas eletrônicas.
Basicamente o que se viu, e se ouviu, ontem, em Brasília, foi o sepultamento do Lulinha paz e amor dos últimos meses. O presidente deve transcorrer 2024 batendo pesado no ex-presidente Jair Bolsonaro, obviamente, de olho nas eleições municipais do próximo mês de Outubro. Nesta mesma linha, Lula disse que os acontecimentos de 8 de Janeiro de 2023 não têm perdão, e que, de sua parte, nenhum condenado será anistiado. Vale lembrar que a anistia presidencial é algo recorrente em situações como esta, ao longo da história do Brasil.
De forma lastimável, o que se vê é que aquele clima pesado que presenciamos nos últimos anos no país, deverá retornar ao cenário político nacional. O 8 de Janeiro de 2024 deverá marcar o reinício dos confrontos entre lulistas e bolsonaristas, que provavelmente voltarão a se digladiar depois do Carnaval, que é quando o Brasil de fato começa a funcionar depois do aurorescer de cada ano.
Finais
- MDB e Progressistas de Jacinto Machado têm vislumbrado a possibilidade de os dois partidos disputarem a eleição municipal deste ano coligados. No que diz respeito a chapa majoritária, o MDB indicaria o candidato a prefeito, e o Progressistas o candidato a vice. O nome do MDB para a sucessão do prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB) é o do empresário Sander Just. Já no Progressistas, destaca-se o nome do também empresário Renato Zanatta, que é o atual presidente do partido, para a composição desta possível dobradinha. Além de Jacinto Machado, também vem sendo discutida a possibilidade de uma dobradinha entre as duas legendas em Praia Grande e Morro Grande. No caso de Praia Grande, o Progressistas bancaria o projeto de reeleição do prefeito Elisandro Pereira Machado, o Fanica (PP), tendo um emedebista como vice. No caso de Morro Grande, o MDB indicaria o atual vice-prefeito, Juraci Favarin, o Tatim, como candidato a prefeito, tendo um líder político filiado ao progressista como seu vice.
- Desembargador Gilberto de Oliveira Gomes revogou, ontem no final do dia, liminar do desembargador plantonista João Marcos Buch, que vinha impedindo o advogado Filipe Mello, filho do governador Jorginho Mello (PL), de assumir a Secretaria de Estado da Casa Civil. Na semana passada, assim que foi anunciado o nome de Filipe como futuro secretário de Estado, na pasta que vem sendo ocupada pelo deputado estadual Estener Soratto Júnior (PL), o Diretório Estadual do Psol impetrou mandado de segurança, contra a nomeação, sob o argumento de nepotismo. Com a decisão do desembargador Oliveira Gomes, Filipe poderá agora assumir a Secretaria. O Psol deverá ingressar com recurso junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça, mas este só se reunirá no mês que vem para apreciar suas pautas. Convém ressaltar que as leis que visam combater o nepotismo não englobam cargos de confiança de natureza política, o que é o caso da Casa Civil. Se fosse a Secretaria de Saúde, por exemplo, o nepotismo estaria configurado.