Turvo completa 72 anos no próximo sábado, dia 20

Sicoob Credisulca tem 31 anos e nasceu em Turvo, sua sede continua sendo na cidade, de povo batalhador
Publicidade

A história do Sicoob Credisulca começou em Turvo. “Só temos a agradecer por todos estes anos lado a lado, sou grato por fazermos parte da história do município”, disse o presidente da cooperativa 

Turvo

Em 20 de março de 1949 nascia Turvo. Um município que carrega uma forte herança cultural até os dias de hoje. A agricultura, sua principal atividade econômica, é conhecida nas mesas e indústrias de toda a nação. E foi sob o solo desta cidade no Sul de Santa Catarina, que há 31 anos, brotou o Sicoob Credisulca.

Em busca de um tratamento justo para os moradores desta terra, a falta de apoio e o precário atendimento dos bancos aos pequenos e médios produtores rurais, foram o motivo para que Romanim Dagostin liderasse um grupo de agricultores na busca de uma alternativa que melhorasse as condições de vida e de trabalho.

Com uma visão ampla de como essa estrutura de crédito poderia melhorar a vida de centenas de famílias, aliada a experiência vivenciada ao observar modelos de cooperativismo na Europa e no Rio Grande do Sul, Romanim e o grupo de agricultores, sustentados pelo sonho da independência financeira, uniram-se com o objetivo de constituir uma cooperativa de crédito rural. E assim se inicia o Sicoob Credisulca.

Após sua fundação em 1º de março de 1986, em 23 de setembro de 1989 tem início o funcionamento da Credisulca, através do Certificado de Autorização 9908829, emitido pelo Banco Central do Brasil. Cinco anos depois, em 1994, a cooperativa inaugura sua primeira sede, que em 2011 é reinaugurada em um novo local, sendo atualmente um dos símbolos de Turvo, marcado na memória do povo Turvense.

Romanim Dagostin, presidente do Sicoob Credisulca, fala sobre a importância do município para a cooperativa de crédito. “O sonho de cooperar nasceu aqui, se desenvolveu e cresceu nesta terra, de povo batalhador, que não desiste. Só temos a agradecer por todos estes anos lado a lado, sou grato por fazermos parte da história do município e por tamanha contribuição que ele teve no sonho de cooperar”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui