A Acijam, Associação Comercial e Industrial de Jacinto Machado, fechou uma nova parceira que visa beneficiar os associados na questão da graduação e formação universitária. Na noite da última segunda-feira, dia 7, um acordo foi firmado junto ao Centro Universitário Internacional Uninter, com o objetivo de trazer a Educação Superior de qualidade para a formação profissional e dessa forma contribuir com o desenvolvimento local e regional de Jacinto Machado e Extremo Sul catarinense.
“Nós possuímos mais de 400 cursos em nosso portfólio, porem quando o presidente da Acijam nos procurou foi para trazer especificamente os cursos de Bacharelado em Engenharia Agronômica; Tecnologia em Administração Rural; Tecnologia em Agricultura; Tecnologia em Agronomia e Tecnologia em Paisagismo e Jardinagem, esses são cursos que estão no DNA da região do Extremo Sul catarinense”, explica Alice Botega, gestora da Uninter no Sul de SC.
Outro curso importante para a região que a Uninter está disponibilizando é o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo. Segundo Adelor Emerich “a região deve se preparar para receber toda as oportunidades que a criação do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul vai impulsionar o desenvolvimento econômico da região e gerar oportunidades de um futuro melhor todos os habitantes comenta o presidente da Acijam.
Uninter é Agro
Lançada em 2022, a área de Ciências Agrárias da Uninter conta com cinco novos cursos de graduação na modalidade de educação a distância: Tecnologia em Agronomia; Tecnologia em Paisagismo e Jardinagem; Bacharelado em Engenharia Agronômica; Tecnologia em Administração Rural; Tecnologia em Agricultura.
“Nós, engenheiros agrônomos, podemos projetar construções rurais. A graduação também aborda a área das ciências biológicas, já que tratamos com seres vivos, as plantas e os animais. Ela aborda também a área de humanas, porque o agrônomo é um extensionista. Ele lida com as pessoas, com o público. Precisa orientar e coordenar quem trabalha com criações (gado, frango etc.), plantações e tudo mais”, esclarece o engenheiro agrônomo, coordenador da área de Ciências Agrárias da Uninter, professor Andre Corradini.
Entre os cursos, o Bacharelado em Engenharia Agronômica, com duração de cinco anos, oferece a possibilidade de registro no CREA, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, após a formação. Com o registro, é possível desempenhar atividades comuns à profissão, como a ART, Anotação de Responsabilidade Técnica, Receituário Agronômico, entre outros.
Um dos destaques dos cursos da área é o “Projeto Aula no Campo”, uma iniciativa inédita da Uninter. Os alunos poderão conhecer várias cidades e regiões do Brasil, podendo entender como o engenheiro agrônomo atua em diferentes setores da produção agrícola, que são característicos de cada região. Com isso, o curso via transmitir aos estudantes experiências reais, desses profissionais numa diversidade de contextos.
A força do agro no Brasil e em Santa Catarina
O agronegócio é um dos principais setores da economia nacional. Entre os meses de janeiro e setembro de 2021, o valor bens e serviços gerados pelo agro alcançou a marca R$ 238 bilhões, aumento de 10,8% em comparação ao período anterior, conforme dados do último relatório “PIB do Agronegócio Brasileiro”. A participação do agronegócio na economia representa quase um terço de toda a riqueza produzida no país.
O agronegócio catarinense responde por 31% do PIB de Santa Catarina e sustenta 70% das exportações catarinenses. Em 2021 a agropecuária catarinense também bateu a melhor marca em relação à participação no valor de exportações do Estado: 70,2%. E o sul de Santa Catarina é destaque nacional em diversas culturas.
“Por essas razões e principalmente porque acreditamos que as pessoas devem estar preparadas para receber, desenvolver e conseguir enxergar todas as oportunidades que estão por vir, sendo elas na indústria do agro, no turismo ou qualquer outro setor. Estar preparado atualmente significa ter um olhar global para todos os setores, para as novas tecnologias, para implantar no local as modernidades que estão acontecendo em qualquer lugar do mundo. Temos certeza que a parceria da Acijam e da Uninter vai formar grandes profissionais na região que vão alavancar seus negócios e desenvolver outros novos”, acreditam a gestora e o presidente.