Em Sombrio, o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, foi marcado por atividades em diversas escolas e CEIs, Centros de Educação Infantil, do município. A data rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil.
Na Escola Básica Municipal Professora Nilza Matos Pereira, as atividades deste dia foram focadas na valorização da identidade e cultura afrodescendente. A instituição realizou projetos em sala de aula que incentivaram os alunos a explorarem suas raízes e a diversidade na sociedade. O dia 13 foi marcado pela participação do influenciador angolano Esmael Gabriel, conhecido nas redes sociais por seu projeto África do Jeito Que Nunca Viu.
Esmael, que conta com mais de 330 mil seguidores no Instagram, compartilhou sua experiência e vivência africana com alunos e professores, apresentando aspectos únicos do continente.
Na terça-feira, dia 19, a Escola Juvenil da Cunha Colares promoveu uma série de apresentações culturais, com destaque para dança, capoeira, poesia e teatro, organizados pela professora de história Luciana Souza de Santana.
De acordo com Karina Maciel Ramos, diretora da escola, “Esses momentos proporcionam aos alunos uma oportunidade de expressar e celebrar a cultura negra, além de contribuir para uma reflexão profunda sobre um Brasil mais justo e igualitário, convocando a comunidade escolar a refletir sobre a importância de um país sem discriminação racial.”
Outras instituições educacionais de Sombrio, como o Centro de Educação Infantil Sombrio Criança, também se engajaram nas atividades. No mesmo dia, promoveram ações que destacaram o valor da diversidade, contribuindo para o aprendizado dos pequenos sobre a relevância histórica e cultural da população negra.
Marizane Silverio, diretora do CEI declarou que “O Projeto Consciência Negra é uma iniciativa que desde 2023, busca promover a reflexão e a valorização da cultura e da história dos povos afro-brasileiros, com ênfase nas contribuições e conquistas da população negra para a sociedade brasileira.”
Já a Escola Municipal Professora Nair Alves Bratti iniciou nesta quinta, dia 21, uma grande gincana com o tema da Consciência Negra, que segue até o dia 27 deste mês. A atividade, que envolve desafios e jogos educativos, busca reforçar o conhecimento sobre a história da luta contra a escravidão e a valorização da cultura afro-brasileira, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente para os alunos.