O início da primavera no Brasil ocorre nesta segunda-feira (22 de setembro de 2025), às 15h19 pelo horário de Brasília, marcando a transição entre o inverno e o verão e trazendo características típicas da estação, como clima mais agradável, floração e aumento das chuvas em algumas regiões do país, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Previsão do clima e La Niña
O Inpe alerta para a possibilidade de formação de um episódio do La Niña durante a primavera. Segundo o instituto, caso ocorra, deve ser de curta duração e fraca intensidade. A previsão influencia a distribuição de chuvas e temperaturas no país, podendo trazer chuvas acima da média para o Centro-Oeste, Sudeste e litoral do Nordeste, e chuvas abaixo da média e estiagem em áreas ao sul da Região Norte e interior do Nordeste.
O instituto reforça a importância do monitoramento de áreas de risco, como locais sujeitos a alagamentos e deslizamentos, para que ações de prevenção possam ser adotadas.
Características da estação
A primavera, que vai até 21 de dezembro, é conhecida por seu clima agradável, florescimento intenso e simbolismo de renovação e fertilidade. No Brasil, a estação marca a transição do período seco do inverno para o período chuvoso do verão, com aumento gradual das precipitações e do calor em grande parte do país.
O início astronômico da primavera varia conforme o fuso horário:
Fernando de Noronha e Ilhas Oceânicas: 16h19
Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e grande parte do Amazonas: 14h19
Sudoeste do Amazonas e Acre: 13h19
Chuvas e temperaturas esperadas
A primavera de 2025 deve trazer chuvas ligeiramente acima da média para a maioria das regiões do país. No Sudeste e Centro-Oeste, pancadas de chuva já começaram em setembro, mas serão irregulares até meados de outubro. O Nordeste terá forte calor e pouca chuva em grande parte do interior, enquanto o Sul poderá apresentar períodos secos, com possibilidade de frentes frias ocasionando quedas acentuadas de temperatura e até geadas tardias em áreas altas.
As temperaturas deverão ficar um pouco acima da média em quase todas as áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O Sul terá temperatura próxima ou ligeiramente abaixo da média, com risco de frio tardio em algumas regiões. A primavera também traz episódios de calor intenso e temporais de fim de tarde em muitas regiões, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.
Impactos regionais
Sul: períodos secos predominantes, possibilidade de frentes frias e geadas tardias; calor intenso em alguns dias.
Sudeste: calor intenso no interior, retorno gradual das chuvas a partir de outubro, frentes frias ocasionando quedas bruscas de temperatura.
Centro-Oeste: pancadas de chuva irregulares, calor extremo em setembro e início de outubro, risco de poeira em áreas secas.
Nordeste: forte calor no interior, pouca chuva, aumento gradual das precipitações na costa leste; possibilidade de frentes frias na Bahia.
Norte: precipitações acima da média, contribuindo para a cheia de rios, especialmente nos rios Negro e Solimões.
Primavera e agricultura
O Inpe destaca que as chuvas da estação favorecem a agricultura e colaboram para a recuperação de rios e reservatórios, desempenhando um papel importante no equilíbrio ambiental do país.
A primavera de 2025, portanto, se apresenta com variações climáticas importantes, exigindo atenção à prevenção de desastres naturais, mas também trazendo beleza, floração e condições favoráveis para a natureza e a produção agrícola.