O prefeito de Turvo, Heriberto Afonso Schmidt, esteve em Florianópolis na última quarta-feira em audiência no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), acompanhado do deputado federal e atual secretário de Agricultura de Santa Catarina, Carlos Chiodini. O principal tema do encontro foi a federalização da SC-285, incluindo a discussão sobre o novo traçado no trecho que passa por Turvo e a necessidade de restauração da Avenida Municipal e das vias que ligam comunidades do município, garantindo maior segurança, especialmente quando for liberado o tráfego na Serra da Rocinha.
Durante a reunião, o superintendente do DNIT destacou que o órgão está finalizando um documento que será entregue ao governador de Santa Catarina, detalhando a situação da rodovia e buscando parecer favorável do Estado para iniciar as tratativas de federalização.
O prefeito Schmidt também reforçou o convite para que o superintendente do DNIT, engenheiro Amauri Sousa Lima, que assumiu o cargo em 28 de julho de 2025, visite Turvo, Ermo, Timbé do Sul e Araranguá, municípios que estão no traçado da SC-285, a fim de conhecer de perto as condições das vias e acompanhar a situação local.