Entre a tarde e a noite desta segunda-feira (29), pancadas de chuva e temporais isolados devem atingir principalmente o Grande Oeste e parte do Planalto Norte de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno é resultado da combinação de calor, alta umidade e perturbações em médios níveis da atmosfera, iniciando pelas regiões de divisa com o Paraná e se espalhando gradualmente para outras áreas.
O órgão ressalta que o risco para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas é considerado baixo a moderado nesta segunda-feira.
Já na terça-feira (30), a instabilidade deve se intensificar e alcançar todo o estado, devido à aproximação de uma frente fria que se desloca pelo mar, associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai. Nessas condições, o risco de ocorrências graves aumenta para moderado a alto, incluindo chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e possível granizo.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança durante os temporais:
Buscar locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
Não atravessar ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos;
Evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia durante ventos fortes.
O órgão reforça que a atenção deve ser redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e quedas de árvores.