Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) inicia nesta quarta-feira, 1º, a Operação Virtude. A ação é promovida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A operação segue até o dia 30 de outubro, em alusão ao aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), celebrado no dia 1º, com foco no combate a quaisquer formas de violência contra esse grupo.
Durante as atividades, a PMSC desenvolverá ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, por meio de ações educativas, preventivas e de pronto atendimento, visando proteger a população idosa.
O objetivo é garantir maior proteção a esse grupo vulnerável, que pode ser alvo de agressões físicas, psicológicas, patrimoniais ou morais, tanto no ambiente familiar quanto em situações externas.
Ao longo da campanha, serão realizadas palestras, visitas a lares de idosos, fiscalizações e orientações sobre sinais de violência, medidas protetivas, canais de denúncia e formas de prevenção e proteção. O ponto alto será no dia 22 de outubro, conhecido como “Dia D”, data simbólica dedicada ao enfrentamento desse tipo de violência.
Em 2024, em Santa Catarina, a Polícia Militar obteve resultados significativos na proteção da população idosa, alcançando cerca de 900 pessoas com ações educativas e preventivas, além de efetuar duas prisões em flagrante relacionadas a crimes contra idosos.
De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, “o foco da operação é o enfrentamento de quaisquer formas de violência direcionadas à população idosa, buscando sua proteção integral e a promoção de um ambiente seguro e digno para essa faixa etária”.
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pelo 190, pelo aplicativo PMSC Cidadão ou diretamente junto ao Conselho do Idoso e à Secretaria de Assistência Social de cada município.