Acontece hoje, dia 6 de outubro, das 9h às 17h, a votação on line que permitirá aos advogados de Santa Catarina escolher os nomes que comporão uma lista sêxtupla, que será enviada ao Tribunal de Justiça do Estado, para que o mesmo escolha uma lista tríplice, que por sua vez será encaminhada ao governador Jorginho Mello (PL), objetivando a escolha do futuro desembargador, ou desembargadora, catarinense. Poderão participar da votação todos os advogados catarinenses que estiverem em dia com a tesouraria da Seccional de sua OAB. Este rito faz parte do chamado Quinto Constitucional, que reserva uma das vagas de desembargador do Tribunal de Justiça para a advocacia catarinense. Esta vaga específica foi aberta por conta da aposentadoria do desembargador Sebastião César Evangelista.
A votação de hoje foi precedida por outra, realizada junto aos conselheiros da OAB/SC, que, por suas vezes, sabatinaram 12 advogados que haviam se credenciado a postular a vaga em aberto de desembargador do Tribunal de Justiça. Nesta sabatina, o advogado sombriense Mauri Nascimento conquistou a melhor votação junto aos conselheiros e, por conta disto, é tido como um dos nomes que estará na lista sêxtupla escolhida pelos advogados do Estado, e muito provavelmente na lista tríplice a ser enviada ao governador.
Se a votação de hoje seguir a lógica da votação que se deu junto aos conselheiros da OAB, a lista sêxtupla contará com os nomes de Mauri Nascimento, Marcio Vicari, Giane Bello, Martha Bianchi, Sabine Souto e Antônio Cesar Poletto. É interessante observar que o deputado estadual Ivan Naatz (PL) ficou na décima colocação entre os 12 advogados sabatinados, o que o deixaria fora de uma lista sêxtupla, e, por conseguinte, também da lista tríplice. Naatz é apontado como um dos nomes preferidos do governador Jorginho Mello, por conta de ligações políticas, no entanto, pode ser que ele nem chegue a figurar dentre aqueles que poderão ser escolhidos pelo governador.
Todavia, ainda que recaia sobre Jorginho Mello a responsabilidade de escolher o novo desembargador, esta decisão tem uma forte influência do próprio Tribunal de Justiça, que se esforça muito para manter em seus quadros membros que tenham o perfil da instituição. Já o Tribunal, no que diz respeito ao Quinto Constitucional, é influenciado pela OAB, que almeja ter um representante que também tenha o perfil da instituição.
A vantagem de Mauri Nascimento é que ele mantém um excelente trânsito junto a OAB e também junto ao Tribunal de Justiça, sendo um nome que se encaixa às exigências das duas instituições.
A única vez que nossa região contou com um desembargador foi através de Eládio Torett Rocha, de Meleiro, que se aposentou em 2016. Mauri Nascimento é o segundo nome a chegar mais perto de se tornar desembargador, tendo como origem o Extremo Sul Catarinense.
Finais
Durante assinatura da ordem de serviço para a abertura e pavimentação da avenida Luiz Carlos Coelho, entre o bairro Januária e o distrito de Nova Guarita, evento ocorrido na última sexta-feira, na Prefeitura Municipal, a prefeita Gislaine Cunha (MDB) fez duras críticas, aos seus críticos, e também ao que ela tem classificado como machismo na política. Conforme Gislaine, especialmente nas redes sociais, há muitos questionamentos sobre a morosidade das obras de sua gestão, fato que ela classifica como ritos normais do poder público, cada vez mais burocratizados por conta do excesso de requisitos legais. Em relação ao machismo, a prefeita diz que ele, infelizmente, ainda existe no meio político, e isto fica bastante claro, por exemplo, pela forma mal atenciosa como ela própria é tratada em gabinetes em Brasília, bem ao contrário de seus pares, os Chefes de Executivos homens.
Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva está dando um show de organização e receptividade, no que diz respeito ao 53º Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá, o Jerva, e também o 15º Parajerva. O evento, que se iniciou no último dia 1º e se estende até o próximo dia 12, reúne quase 2 mil alunos dos 15 municípios da Amesc. O Jerva é a segunda competição esportiva mais antiga do Estado, ficando atrás apenas dos Jogos Abertos de Santa Catarina, o Jasc, que neste ano completa 65 anos. Idealizado pelo professor sombriense Nilson Matos Pereira, o Jerva congrega diversas modalidades esportivas, que são disputadas por alunos das redes municipais, estaduais, particulares e filantrópicas de ensino. Em tempo, convém ressaltar que Nilson Matos Pereira empresta seu nome ao Estádio Municipal de Araranguá. Já em Sombrio, sua terra natal, ele nunca recebeu qualquer tipo de homenagem.