Há quem diga que não, mas a conversa entre o presidente Lula (PT) e Donald Trump acendeu um fio de esperança na economia do Brasil. Tanto que o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) encontrou-se, em Brasília, com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, para defender a inclusão de produtos de madeira e móveis na lista de exceções ao tarifaço norte-americano que o governo brasileiro pretende negociar com os Estados Unidos. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, foi acompanhado por representantes do Fórum Parlamentar Catarinense. Seleme apresentou dados sobre os setores de madeira e de móveis em Santa Catarina e sua relevância nacional e internacional.
De acordo com Seleme, a reunião foi convocada para discutir a situação das indústrias de madeira e móveis e o vice-presidente afirmou que estes setores são ‘a prioridade das prioridades’, em função do que representam para a economia. Ele traçou um cenário com expectativa de evolução e relatou que o governo brasileiro solicitou a suspensão temporária da tarifa de 40% enquanto as negociações estão em curso, resumiu, após o encontro.
Outra demanda da FIESC foi a ampliação e revisão dos programas de ajuda às empresas exportadoras, de forma a mitigar os impactos sociais e econômicos da crise gerada pelo incremento das tarifas pelos Estados Unidos. O documento entregue a Alckmin aponta que Santa Catarina foi responsável por 36,7% das exportações brasileiras de produtos de madeira para o mundo em 2024.
Nova diretora na Alesc
A jornalista Franciela Lima assume de forma efetiva a Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Jornalista por formação, atua há 15 anos na assessoria política. Desde 2018 segue na assessoria de comunicação do presidente, deputado Julio Garcia. A atual gestão tem sido voltada para fortalecer a comunicação institucional do Parlamento. O presidente tem afirmado que depois da atuação dos deputados a comunicação é a principal atividade da instituição, pois aproxima o Poder Legislativo do catarinense.
Cinemóvel
O Cinemóvel Solar chega a Santa Catarina para transformar praças em salas de cinema a céu aberto, com sessões gratuitas e inclusivas. O projeto itinerante faz paradas em Biguaçu, nos dias 8 e 9 de outubro, e em Ituporanga, nos dias 12 e 13 de outubro, sempre às 20h, exibindo as animações Divertida Mente 2, Elementos e Wish: O Poder dos Desejos. As sessões contam com recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição, legendas, tablets com aplicativos de inclusão e livretos em braile, promovendo uma experiência para todos os públicos. Realizado pelo Ministério da Cultura com produção da Magma Cultura, o projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e propõe unir cinema, sustentabilidade e integração comunitária sob as estrelas.
Universidade Gratuita
O Plenário da Alesc aprovou na tarde desta terça-feira os dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que fazem alterações no programa Universidade Gratuita e no Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) — fundo responsável pelas bolsas de estudo para as instituições de ensino superior particulares. As propostas seguem para sanção do governador Jorginho Mello (PL).
Entre as medidas, está a instituição de comissão estadual com representantes da CGE, PGE, Casa Civil, instituições de ensino e estudantes para analisar, supervisionar e fiscalizar os recursos usados do programa e no Fumdesc, além de novos critérios para a concessão das bolsas, incluindo análise de renda e patrimônio para definir o grau de hipossuficiência dos candidatos, entre outras.
Aumento no orçamento
O superintendente do DNIT em SC, Amauri Sousa Lima, afirmou que acredita que o investimento em obras e manutenções nas rodovias federais em SC em 2025 poderá atingir R$ 900 milhões. A afirmação ocorreu durante reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias (FIESC) nesta terça-feira, 7. De acordo com ele, o montante supera o orçamento previsto, que é de pouco menos de 700 milhões para este ano.
Em relação ao que está na proposta do orçamento da União para o DNIT em 2026, Lima afirmou que a expectativa é ampliar o volume de recursos disponíveis para as rodovias federais em SC.
Oportunidade
O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine/SC) está com 8.742 vagas de trabalho disponíveis em todas as regiões do estado nesta semana. Destas, 386 oportunidades são destinadas a pessoas com deficiência (PCD). As vagas abrangem diversos setores da economia, refletindo o bom momento do mercado de trabalho catarinense e a forte demanda por mão de obra qualificada.
Os interessados podem consultar as vagas disponíveis pelo portal Emprega Brasil ou procurar a unidade do Sine mais próxima para receber atendimento e orientações sobre intermediação de mão de obra, seguro-desemprego e qualificação profissional.