Na noite desta quarta-feira (08), durante a 51ª sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Araranguá realizou uma homenagem póstuma a Marino Vamerlati, com a presença de familiares e amigos. O Projeto de Lei Ordinária nº 089/2025, de autoria do vereador Carlos da Funerária, denomina como “Rua Marino Vamerlati” duas vias públicas nos loteamentos Solar das Rosas e Flamboyant II, no bairro Caverazinho.
Natural de Siderópolis, nascido em 1930, Marino faleceu em julho deste ano, aos 94 anos. Figura conhecida e respeitada, ele se destacou pelo comércio local, sendo proprietário do Bar Central, do restaurante Italiani e da sorveteria Nevaska, um dos pioneiros no ramo de sorvetes em Araranguá.
Durante a sessão, a filha Luz Marina emocionou a todos ao lembrar a trajetória do pai na cidade. “Há 48 anos, nosso pai percorreu o rio Araranguá e se apaixonou pela cidade. Mais que um comerciante, ele era um contador de histórias, sempre disposto a compartilhar saberes. Este é um momento marcante e festivo para nós”, disse, ao erguer a bandeira da cidade.
O autor da proposição, vereador Carlos da Funerária, também relembrou gestos de solidariedade e generosidade de Marino ao longo de sua vida. “Na década de 1980, eu trabalhava como carroceiro em frente à fábrica de sorvetes. O seu Marino sempre arrumava um picolé pra gente. Esse tipo de gesto fica marcado. Hoje, é uma honra poder prestar essa justa homenagem”, declarou.
Marino Vamerlati deixa sete filhos, onze netos e onze bisnetos, e sua trajetória será eternizada não apenas na memória da cidade, mas agora também nas ruas que levam seu nome. O projeto foi aprovado por unanimidade.