Várias peças do jogo de xadrez da política do Sul do Estado foram mexidas nos últimos dias. A primeira dama de Tubarão, Graziele de Souza Soratto (PL), declinou definitivamente da possibilidade de disputar a Assembleia Legislativa ano que vem. O fato é que o PL sulista está se vendo às avessas para viabilizar as candidaturas a estadual de Jessé Lopes, que já é deputado, de Ulisses Gabriel, e de Guilherme Colombo, este, esposo da deputada federal Júlia Zanatta (PL). Com o mercado eleitoral repleto de candidaturas a estadual pelo PL sulista, a família Soratto decidiu não arriscar.
Enquanto uns caem fora do certame eleitoral, outros querem entrar de qualquer maneira. É o caso do ex-deputado federal Edinho Bez (MDB). Ele tem se dito totalmente disposto a disputar a Câmara Federal ano que vem, não obstante ao fato de o MDB do Sul do Estado estar apostando suas fichas em uma candidatura de Luciane Ceretta, atual Secretária de Estado da Educação, à deputada federal. Nos bastidores da política catarinense, no entanto, é voz corrente que Luciane não disputará, em hipótese alguma, tal cadeira.
Todavia, ela poderia disputar a Assembleia Legislativa pelo MDB de Criciúma, já que o partido não dispõe de outro nome na região carbonífera para tal empreitada. O fato de Luciane Ceretta não concorrer a federal não se dará à toa. A aliança política em torno do governador Jorginho Mello (PL) já tem mapeados quatro candidatos a federal no Sul do Estado, número que poderá chegar a cinco se a federação União Progressista fechar com ele.
No que diz respeito a Edinho Bez, sua vontade de voltar ao cenário eleitoral é tão grande que ele não descarta a possibilidade de disputar até mesmo a Assembleia Legislativa, já que, por enquanto, a região de Tubarão não tem candidato ao parlamento estadual por seu partido. Sua torcida maior, no entanto, é por uma candidatura a Câmara Federal, onde já cumpriu cinco mandatos consecutivos, entre 1995 e 2015.
Finais
- Advogado sombriense Mauri Nascimento participa hoje de uma nova sabatina, relacionada a escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, através do Quinto Constitucional. Em setembro, os 12 advogados candidatos a vaga de desembargador foram sabatinados pelo Conselho da OAB. Agora, com apenas seis advogados na disputa, a sabatina será feita pelos próprios desembargadores do TJ. Além de Mauri Nascimento, também continuam no processo os advogados Giane Bello, Giovani de Lima, Márcio Vicari, Willian de Quadros e Ivan Naatz, que também é deputado estadual pelo PL. Depois desta segunda sabatina, os desembargadores escolherão três nomes que serão enviados ao governador Jorginho Mello (PL). Ele, por sua vez, é quem escolherá, dentre estes três, quem será o novo desembargador do Estado.
- Começa hoje, em Santa Rosa do Sul, a XI Polvilhana, tradicional festa do município que neste ano completa duas décadas. Desde 2015 o evento acontece no Parque Municipal da Polvilhana, local que tem abrigado diversas outras atividades culturais e esportivas ao longo de todo ano, e que, sem dúvidas, é um dos mais belos de Santa Catarina, por sua localização privilegiada às margens da Lagoa do Sombrio. O exemplar parque de Santa Rosa do Sul bem que poderia servir de inspiração para que outras gestões, cujos municípios também são banhados pela Lagoa do Sombrio, edificassem parques em suas margens. Neste sentido, pontua-se, especificamente, as prefeituras de Sombrio, Balneário Gaivota, São João do Sul e Passo de Torres. Seria uma bela maneira da população destes municípios olhar para a lagoa de frente, ao invés de virar as costas para ela, que é o que cotidianamente acontece.










