A Praia Central de Balneário Gaivota, no Extremo Sul de Santa Catarina, será palco neste domingo, dia 1º de fevereiro, do 46º AGS Open de Surf, apresentado por Vida Marinha e Mega Luz. O evento é homologado pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e reúne atletas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Considerado um dos campeonatos de surf mais tradicionais do Estado, o AGS Open é realizado desde o verão de 1980 e, nesta edição, contará com oito categorias em disputa: Open, Júnior (até 18 anos), Mirim (até 16 anos), Sub-14, Sub-12, Local, Feminino e Gran Master 45+.
A principal categoria da competição, a Open, oferece R$ 1.500 em premiação ao campeão. Entre os destaques está o peruano Manuel Roncalla, radicado em Passo de Torres e campeão do AGS Open em 2022, que retorna à competição em busca do bicampeonato. Também figuram entre os favoritos os atletas Ruan Guimarães, campeão gaúcho amador de 2023 e instrutor de surf na Surfland, em Garopaba, e Vanderlei Costa, vice-campeão gaúcho no mesmo ano. O surfista Gustavo Ramalho, de Imbituba, primeiro inscrito no evento, também é apontado como um dos candidatos ao título.
Fundada em 1988, a Associação Gaivota de Surf (AGS) possui um histórico marcante na organização de grandes eventos da modalidade. A entidade já sediou etapas do Campeonato Catarinense e Brasileiro de Surf, incluindo a 1ª etapa do Brasileiro em 2014, que reuniu os principais nomes do surf nacional e teve como campeão Jessé Mendes. Na ocasião, o campeão mundial de 2019 e medalhista olímpico Ítalo Ferreira terminou a competição na quinta colocação.
Ao longo dos anos, outros nomes de destaque do surf brasileiro e mundial também competiram nas ondas da Praia Central de Balneário Gaivota, como Rodrigo Dornelles, William Cardoso, Michael Rodrigues e Marco Polo, este último natural de Balneário Arroio do Silva.
O 46º AGS Open de Surf, apresentado por Vida Marinha e Mega Luz, conta com o patrocínio de Super Moniari, Gastrô e Agência Extend, além do apoio da Prefeitura de Balneário Gaivota.










