A Diocese de Criciúma viverá um momento histórico nos próximos dias com a criação de duas novas paróquias em seu território, ampliando a organização pastoral e fortalecendo a presença da Igreja junto às comunidades do Extremo Sul catarinense. As celebrações de instalação canônica e posse dos primeiros párocos acontecem nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, nos municípios de Morro Grande e Araranguá.
No sábado, 31 de janeiro, às 18h, será oficialmente instalada a Paróquia Santa Cruz, em Morro Grande. A celebração marca um momento significativo para o município, que até então era o único da Diocese de Criciúma a não contar com uma paróquia própria. A Santa Missa de instalação também oficializará a posse do primeiro pároco, Padre Matheus Spézia de Oliveira.
Além da Igreja Matriz, localizada no centro de Morro Grande, a nova paróquia será formada por diversas comunidades: Santo Antônio (Nova Roma), Santa Ana (Rio do Meio), Santa Rita (Volta Redonda), Nossa Senhora de Caravaggio (Sanga das Pedras), Santa Bárbara (Santa Bárbara), Santa Luzia (Santa Luzia), São Bento e Santa Gertrudes (São Bento), São Sebastião (Três Barras), São João Batista (Morro Chato), São Sebastião (Rio do Salto) e Sagrado Coração de Jesus (Morro Azul). Parte dessas comunidades também está situada nos municípios de Meleiro, Turvo e Timbé do Sul.
De acordo com o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, a criação das novas paróquias é expressão do cuidado pastoral da Igreja. “A instalação dessas paróquias representa um passo importante na organização pastoral da Diocese, aproximando ainda mais a Igreja das comunidades e fortalecendo a vivência da fé, da missão e da comunhão”, afirmou.
Já no domingo, 1º de fevereiro, às 9h30, Araranguá passará a contar com sua quarta paróquia, dedicada a São Francisco de Assis, tendo como co-padroeira Nossa Senhora Desatadora dos Nós. A celebração de instalação canônica e posse do primeiro pároco, Padre Marcos Aurélio Mazuroski, será realizada na Igreja Matriz, no bairro Jardim das Avenidas.
A nova paróquia de Araranguá será formada por comunidades que anteriormente pertenciam à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens: Cristo Rei (Barranca), Nossa Senhora Aparecida (Santa Rosa de Lima), Nossa Senhora Aparecida (Urussanguinha), Nossa Senhora das Graças (Moradas do Sol), Nossa Senhora de Caravaggio (Vila Verde), Nossa Senhora de Fátima (Volta do Silveira), Santa Paulina (Arapongas), Santo Antônio (Caverazinho), São Donato (Parque Alvorada), São Francisco de Assis (Jardim das Avenidas), São José (Vila São José), São Pedro (Coloninha) e São Sebastião (Volta Curta).
Com as novas paróquias, a Diocese de Criciúma amplia sua estrutura pastoral, buscando maior proximidade com os fiéis e fortalecendo a ação evangelizadora nas comunidades.










