Um incêndio em área de vegetação foi registrado no início da tarde de terça-feira (17) na Praia de Lagoinha, localizada na divisa entre Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva.
De acordo com o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Balneário Gaivota, Tiago Madrid, o vento soprava com intensidade no momento da ocorrência, fazendo com que as chamas avançassem em direção ao município de Balneário Gaivota.
Moradores da região se mobilizaram em uma força-tarefa para conter o fogo, ação que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio da viatura 205, além da participação do próprio secretário. As chamas foram controladas por volta das 15h, garantindo a segurança dos moradores da Praia de Lagoinha.
Alerta para crime ambiental
Até o momento, não há confirmação sobre a origem do incêndio. A Secretaria de Meio Ambiente reforça que provocar fogo em áreas de vegetação é crime ambiental no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998. A legislação prevê pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.
O órgão também alerta que mesmo queimadas realizadas com a justificativa de “limpeza” são proibidas, pois causam danos ao solo, à fauna e à flora, além de representarem riscos à saúde pública e à segurança da população.










