CapaApós neve na Serra, SC terá virada no tempo com temporais e...

Após neve na Serra, SC terá virada no tempo com temporais e formação de ciclone

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Frio intenso permanece até terça-feira; a partir de quarta, instabilidades retornam e sexta-feira pode ter tempestades severas e rajadas de até 70 km/h

Depois de um fim de semana marcado pelo frio intenso e até pela ocorrência de neve em pontos da Serra Catarinense, Santa Catarina terá uma mudança significativa nas condições do tempo ao longo desta semana. A previsão indica retorno dos temporais e formação de um ciclone extratropical.

O avanço de uma massa de ar frio de origem polar derrubou as temperaturas em todo o estado no último fim de semana. No domingo (6), a combinação do frio com a umidade proporcionada por uma área de baixa pressão favoreceu diferentes tipos de precipitação invernal nas regiões mais altas da Serra.

Entre a tarde e a noite, os termômetros marcaram entre -1°C e 3°C nas áreas acima dos 1.300 metros de altitude. Houve registro de neve e outras formas de precipitação invernal em Urubici e Bom Jardim da Serra.

Frio continua até terça-feira

O início da semana será de tempo firme em Santa Catarina. O frio permanece mais intenso até o amanhecer de terça-feira (8), com mínimas entre 5°C e 8°C em praticamente todas as regiões. Entre Florianópolis e o Litoral Norte, os termômetros devem ficar próximos dos 10°C.

A situação começa a mudar na quarta-feira (9). Uma área de baixa pressão volta a provocar instabilidades, com previsão de temporais e chuva intensa. As primeiras ocorrências devem acontecer pela manhã no Grande Oeste e avançar para as demais regiões durante o dia.

Temporais continuam na quinta-feira

Na quinta-feira (10), uma nova rodada de instabilidades avança do Grande Oeste em direção ao Litoral.

A partir da tarde, a condição para temporais diminui no Sul catarinense, enquanto permanece maior entre o Planalto Norte e o Litoral Norte, inclusive com possibilidade de granizo e rajadas de vento.

Sexta-feira terá maior risco de tempestades severas

A situação merece atenção especial na sexta-feira (11). As temperaturas voltam a subir, podendo alcançar entre 27°C e 30°C no Grande Oeste e nos litorais Sul e Norte.

A combinação do calor com o processo de formação de um ciclone extratropical deverá criar condições para novos temporais em todas as regiões catarinenses, com possibilidade de granizo, fortes rajadas de vento e tempestades severas.

A tendência é de que os temporais de sexta sejam mais intensos que os previstos para os dias anteriores, especialmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado.

Ciclone pode provocar rajadas de até 70 km/h

O ciclone extratropical deverá se formar sobre o mar, entre o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Entre sexta-feira (11) e sábado (12), são previstas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h em diferentes regiões.

No sábado, os ventos devem se concentrar principalmente no litoral e soprar de sul, aumentando também a agitação marítima na costa catarinense.

Embora o ciclone tenha tendência de se afastar no domingo (13), a previsão ainda indica possibilidade de chuva em algumas regiões do estado.

spot_img
spot_img

Matérias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui