SaúdeMorte por febre maculosa acende alerta para regiões com presença de capivaras

Morte por febre maculosa acende alerta para regiões com presença de capivaras

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Caso confirmado no Rio de Janeiro chama atenção para os cuidados com carrapatos; no Extremo Sul catarinense, presença de capivaras em diferentes áreas reforça importância da prevenção

A confirmação da morte de um homem por febre maculosa, no município de Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro, serve de alerta também para outras regiões do país, especialmente em locais onde há circulação de carrapatos e presença frequente de animais silvestres, como as capivaras.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana informou que Anderson Farias Guimarães morreu no dia 1º de setembro de 2026. Posteriormente, a análise da amostra encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ) confirmou o diagnóstico de febre maculosa.

Apesar da distância entre o município fluminense e o Extremo Sul de Santa Catarina, o episódio chama a atenção para uma doença que pode evoluir rapidamente para formas graves quando não diagnosticada e tratada precocemente.

Capivaras exigem atenção, mas não transmitem a doença diretamente

Na região Sul catarinense é possível observar capivaras em diferentes pontos, principalmente nas proximidades de rios, lagoas, banhados e outras áreas úmidas.

É importante esclarecer, entretanto, que a capivara não transmite febre maculosa diretamente para as pessoas. A doença é transmitida pela picada de carrapatos infectados por bactérias do gênero Rickettsia.

As capivaras, assim como outros animais, podem servir de hospedeiras para carrapatos. Por isso, ambientes com presença desses animais e infestação de carrapatos merecem atenção.

A orientação não é capturar, afastar ou matar capivaras, mas evitar contato com carrapatos e adotar cuidados ao frequentar áreas onde eles possam estar presentes.

Sintomas merecem atenção imediata

Entre os principais sintomas da febre maculosa estão febre, dor de cabeça intensa, dores no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e manchas avermelhadas na pele.

Um dos pontos mais importantes é informar ao profissional de saúde caso a pessoa tenha frequentado recentemente áreas de mata, vegetação alta, margens de rios ou outros locais onde possa ter ocorrido contato com carrapatos.

A febre maculosa não é transmitida de pessoa para pessoa.

O que fazer ao encontrar um carrapato?

Quem frequentar locais com possibilidade de infestação deve examinar cuidadosamente o corpo e as roupas ao retornar para casa. Quanto mais cedo um carrapato for localizado e retirado, melhor.

A retirada deve ser feita cuidadosamente, preferencialmente com uma pinça, segurando o carrapato próximo à pele e puxando-o de maneira firme e contínua, sem esmagá-lo.

Também é recomendado utilizar roupas que reduzam a exposição da pele quando houver necessidade de entrar em áreas de vegetação e manter atenção especial em crianças e animais domésticos.

Caso está sendo acompanhado

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana, equipes da Vigilância em Saúde adotaram medidas de investigação epidemiológica, vigilância ambiental, prevenção e controle após a confirmação do caso fatal.

O episódio reforça que, mesmo longe do local onde a morte foi registrada, conhecer os sintomas e os riscos relacionados aos carrapatos pode fazer diferença, principalmente porque o tratamento precoce é fundamental diante da suspeita da doença.

A presença de capivaras, portanto, não deve causar pânico. O alerta principal é outro: onde existem animais que podem hospedar carrapatos, é importante estar atento à presença desses parasitas e procurar atendimento rapidamente caso surjam sintomas após uma possível exposição.

spot_img
spot_img

Matérias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui