Após um longo período fechado para reformas, instituição retomou as atividades recentemente e recebeu neste sábado (19) a visita dos doutores palhaços
Sorrisos, brincadeiras, carinho e, acima de tudo, reencontro. A tarde deste sábado (19) foi especial no Lar do Idoso São José, em Sombrio, que recebeu a visita do Doutores da Vida, grupo de doutores palhaços que desenvolve ações de humanização e leva alegria por meio de visitas.
O encontro teve um significado ainda maior porque marcou o retorno do grupo à instituição após um longo período. O Lar do Idoso São José permaneceu fechado durante as obras de reforma, reabriu há poucos dias e já está novamente em plena atividade.
Antes da interrupção das atividades no local, o Doutores da Vida mantinha contato com os moradores por meio de suas visitas. Por isso, o retorno foi marcado pela emoção tanto dos voluntários quanto dos idosos.
A coordenadora do Doutores da Vida, Dirlene Oliveira, destacou justamente a alegria desse reencontro.
“Estávamos com saudades dos nossos pacientes e, pela receptividade na tarde de hoje, percebemos que eles também estavam com saudade da gente”, afirmou.
Durante a tarde, os doutores palhaços percorreram os espaços da instituição levando brincadeiras, conversas, música, atenção e carinho aos moradores. Mais do que proporcionar momentos de descontração, a proposta é criar vínculos e fazer da visita um momento de convivência e acolhimento.
Uma conexão com a vida fora do Lar
Para o chefe de cuidado do Lar do Idoso São José, Rafael Kieser, ações como essa têm uma importância que vai além dos momentos de diversão. Segundo ele, as visitas contribuem para aproximar os idosos da vida em comunidade e das experiências que faziam parte de seu cotidiano antes de chegarem à instituição.
Esses encontros ajudam a manter viva a conexão com o mundo fora do Lar, estimulando a convivência, despertando lembranças e fortalecendo vínculos afetivos e sociais.
Para quem acompanha os moradores diariamente, o significado da visita também pode ser resumido de uma maneira simples: carinho.
A cuidadora Valdireni Ortiz definiu a presença dos Doutores da Vida como “um toque de amor” na vida dos idosos. Um gesto que quebra a rotina, aproxima pessoas e transforma uma tarde comum em um momento especial.
Com o Lar do Idoso São José novamente em funcionamento, o encontro deste sábado também simbolizou a retomada de uma parceria construída antes da reforma.
Para os Doutores da Vida, voltar significou reencontrar rostos conhecidos e retomar uma missão que vai muito além do nariz vermelho: estar perto, oferecer atenção e lembrar, por meio de pequenos gestos, que carinho e alegria também são formas de cuidado.









