As Eleições 2026 levaram às urnas 158,7 milhões de eleitores aptos neste domingo (4), para a escolha de presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Além de políticos já conhecidos, a disputa contou com nomes famosos da televisão, música, internet, esporte e entretenimento.
Com a totalização nacional concluída na madrugada desta segunda-feira (5), alguns conseguiram votações expressivas, mas muitos dos candidatos conhecidos do grande público não conquistaram uma cadeira.
Augusto Cury fica em terceiro na disputa presidencial
Um dos nomes conhecidos que entrou na disputa pelo Palácio do Planalto foi o escritor Augusto Cury (Avante). Ele recebeu 3.448.569 votos, equivalentes a 2,89% dos votos válidos, terminando em terceiro lugar. Flávio Bolsonaro (PL), com 47,03%, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 45,16%, avançaram para o segundo turno, marcado para 25 de outubro.
Famosos tentam vagas na Câmara
Entre os candidatos a deputado, a lista teve nomes bastante conhecidos. A ex-Paquita Andréa Sorvetão (DC) recebeu 2.529 votos e não foi eleita. A atriz e apresentadora Antônia Fontenelle (PSDB) somou 3.873 votos e ficou como suplente.
O cantor Manoel Gomes, o Caneta Azul (Avante), recebeu 7.239 votos e não conseguiu uma vaga. Já o cantor Conrado (DC) obteve 2.282 votos no Rio de Janeiro e terminou como suplente.
Entre os apresentadores, Datena (PSB) alcançou 51.078 votos, enquanto Geraldo Luís (Avante) recebeu 10.176. Nenhum dos dois foi eleito.
O ator Humberto Martins (DC) somou 1.124 votos. A influenciadora Inês Brasil (PSB) recebeu 3.145 votos e ficou na suplência.
O ex-BBB Matteus Amaral (PP) teve uma das maiores votações entre os famosos da lista, com 51.437 votos, mas também terminou como suplente.
A jornalista Rachel Sheherazade (PSD) recebeu 22.453 votos. A influenciadora Sarah Poncio (Solidariedade), com 20.474 votos, ficou como suplente.
Silvia Abravanel (PSD), apresentadora e filha de Silvio Santos, recebeu 22.472 votos e não foi eleita. O apresentador Sikêra Jr. (Republicanos) alcançou 37.050 votos, também sem conquistar uma cadeira.
Um dos resultados que chamaram atenção foi o do humorista Tiririca (PSD). Depois de exercer mandatos na Câmara dos Deputados, ele recebeu 5.536 votos nesta eleição e não foi eleito.
A empresária e apresentadora Val Marchiori (Republicanos) também ficou fora, após contabilizar 5.025 votos.
Leila do Vôlei fica fora do Senado
No Distrito Federal, Leila do Vôlei (PDT) tentou a reeleição para o Senado, mas terminou em terceiro lugar. As duas vagas ficaram com Michelle Bolsonaro e Bia Kicis, ambas do PL. Com 100% das urnas apuradas, Michelle recebeu 29,05% dos votos válidos e Bia, 27,44%; Leila ficou com 21,25%.
A eleição de 2026 mostrou, mais uma vez, que popularidade fora da política não se traduz automaticamente em mandato. Mesmo com forte reconhecimento público, diversos candidatos conhecidos nacionalmente terminaram a disputa sem conquistar uma vaga.










