Programação terá o seu Dia D, nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, quando a unidade vai realizar triagem das participantes e às 15 horas, palestra, espaço para perguntas e dúvidas, coffee-break e entrega de brindes
Balneário Gaivota
Com o objetivo de mobilizar às mulheres sobre a importância do aleitamento materno, o ESF, Estratégia da Saúde da Família, Erotides Fernandes Batista, do bairro Turimar, realiza a campanha Agosto Dourado com o tema: “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”. ESF atende 15 bairros da zona Norte de Balneário Gaivota.
A programação terá o seu Dia D, nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 14 horas, quando a unidade vai realizar triagem das participantes e às 15 horas, palestra, espaço para perguntas e dúvidas, coffee-break e entrega de brindes. “A agenda vai estar aberta para as gestantes e teremos atendimento de enfermagem e odontológico “, informa a enfermeira Josilane Teixeira, a Nani.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, por ano, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.