Uma criança de 1 ano e 9 meses foi salva por um policial militar na tarde desta terça-feira (1), após se engasgar com o liquido da mamadeira. O menino estava na creche que fica ao lado do destacamento da PM e no momento em que começou a se afogar, uma funcionária no local correu com a criança pedindo socorro aos policiais.
O bebê apresentava sintomas de obstrução das vias aéreas, lábios arroxeados e inconsciente. A guarnição deslocou com a vítima até o Hospital São Roque e durante o percurso, o 2º Sargento Pascoali realizou a manobra de Heimlich, fazendo com que a criança expelisse um líquido e desobstruindo as vias aéreas voltando a respirar. No hospital recebeu o atendimento médico e até o fechamento dessa matéria a criança estava bem.
Sobre a Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução de corpo estranho, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique obstruído nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Conduta em lactentes
1. Posicionar o bebê de bruços em cima do seu braço, o qual deve estar apoiado na coxa, de modo que a mão sustente a cabeça do bebê pela mandíbula, sem comprimir partes moles ou obstruir o nariz da vítima. A cabeça do bebê deve estar mais inferior em relação ao tórax;
2. Devem ser feitas cinco pancadas vigorosas com a região palmar da mão entre as escápulas (no meio das costas);
3. Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões com os dedos médio e indicador sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
4. As manobras devem ser repetidas até que haja desobstrução (caso consiga ver o corpo estranho, retire da boca delicadamente) ou até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).