No final de tarde desta segunda-feira, 21, a sétima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota, sob a presidência do vereador Fernando Gonçalves Batista, foi marcada por debates sobre diferentes assuntos de interesse comunitário. Com o plenário repleto de Bombeiros Militares e Comunitários, familiares do Major Henrique Piovezan da Silveira e dos familiares do empresário Silvio Benedet Farias, o Silvinho, que faleceu no início do ano em decorrência de um atropelamento, a sessão foi marcada pela emoção.
Antes das homenagens, os vereadores debateram sobre temas diversos. No espaço da presidência, o presidente falou sobre o questionamento dos servidores a respeito do reajuste salarial, já que há dois anos não percebem a reposição salarial. Em resposta, o vereador Josimar Borges disse que a Administração Municipal já tem um valor que seria de 15,09%.
Moção de Reconhecimento a Bombeiro Militar
Atendendo convite do vereador Felipe dos Santos, o Capitão Bianchi, comandante do Corpo de Bombeiros de Sombrio, subiu na tribuna para agradecer a homenagem da Câmara de Vereadores, para o Major Henrique. “É como se fosse um cidadão gaivotense, já que seu pai, sargento Alzenir, foi comandante das operações veraneios por mais de 20 anos aqui no Balneário Gaivota”, destacou. Major BM Henrique Piovezan da Silveira irá assumir o comando do 4º Batalhão de Bombeiros Militar. Piovezam irá substituir o atual comandante, tenente-coronel BM Luiz Felipe Lemos. A solenidade de passagem do comando será realizada no dia 5 de abril, no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma.
Homenagem Póstuma
Ao usar da tribuna para defender o Projeto de Lei 0118/2022, que denomina a Rua W5 no bairro Jardim Ultramar de Silvio Benedet Farias, que faleceu em janeiro de 2022 em atropelamento no RS, o vereador Fernando Do Tide fez um breve histórico de sua vida. Filho de Hercilio Cardoso farias e Adelir Benedet, iniciou jornada de trabalho com 13 anos em marcenaria com tio, aos 16 anos veio trabalhar em Balneário gaivota com seu pai numa loja de material de construção, De espirito aventureiro, louco por esportes e velocidade, era uma pessoa humilde, trabalhava com honestidade e era amigo de todos. Faleceu aos 40 anos, deixando esposa e dois filhos. “Gostaríamos de fazer essa homenagem em vida, mas não determinamos a hora da partida de alguém, por isso queremos deixar eternizado aquele local, próximo ao seu empreendimento, com o seu nome. O projeto foi aprovado por unanimidade e emocionou familiares e amigos presentes à sessão.