Uma família de Sombrio está em campanha para ajudar a pequena Manuela, de seis anos, a ficar de pé sozinha. A menina tem hidrocefalia grau 3 e precisa de diversos cuidados para manter sua qualidade de vida. De acordo com a mãe da criança, Elisete Martins, a vida de Manuela, até agora, foi de muita luta. “Hoje ela está evoluindo bem, indo para a escola e para a Apae, fazendo os exercícios. Estamos fazendo de tudo por ela”, conta.
A família vive de aluguel e não consegue arcar com todos os custos do tratamento de Manuela. No momento, a menina precisa de uma espécie de carrinho que possibilite que ela fique de pé. “É um treinador, e com ele ela vai conseguir ficar de pé, e mais adiante, ela vai poder andar sozinha, mas não conseguimos alcançar o valor”, continua Elisete. Uma ação entre amigos chegou a ser promovida para angariar fundos, mas os recursos não foram suficientes para adquirir o treinador, que custa R$ 12.160,00.
Para angariar mais fundos, um pedágio solidário será promovido no dia 7 de maio, das 9 às 14 horas, em diferentes pontos de Sombrio. Alguns dos pontos serão em frente ao mercado ABC, no bairro Nova Brasília, no trevo Fontana, no bairro Japonês, e na Lomba da Rússia, em direção a Balneário Gaivota. “A gente pede para quem puder, colabore, ajude”, pede.
Até o momento, a família de Manuela tem metade do valor para a compra do aparelho, e com o pedágio, espera coletar o que falta para conseguir dar à filha alguma mobilidade.