Pelo menos quatro municípios da região foram atingidos pela tempestade Yakecan na madrugada da última quarta-feira, dia 18. Praia Grande, Jacinto Machado e Timbé do Sul registraram prejuízos na zona rural e descargas elétricas. Turvo teve ocorrências relacionadas a energia elétrica.
No Morro das Palmas, em Timbé do Sul, bananais foram devastados pelos ventos, que derrubaram as plantas e causaram prejuízos, assim como em Jacinto Machado, no Morro da Pedra.

Em Praia Grande, o vento chegou a danificar edifícios em obras e fachadas de comércios. Uma escola foi destelhada e um estádio de futebol teve a estrutura bastante afetada. A Serra do Faxinal chegou a ser interditada, sendo liberada para tráfego por volta das 11 horas da manhã. Também houveram destelhamentos e os trabalhadores da Ceprag, cooperativa de distribuição de energia elétrica, ainda estavam trabalhando, na manhã desta quarta, para restabelecer o abastecimento nas unidades afetadas pela tempestade. “Passamos a noite de plantão. Algumas comunidades de São João do Sul também foram afetadas. Chegamos a 5 mil consumidores sem energia”, conta o presidente da Ceprag, Patrique Homem.
De acordo com ele, o vento aumentou de intensidade ainda por volta das 20 horas de terça-feira, 17, e soprou quase sem parar até as 4 horas da madrugada. “Tivemos incidentes no interior, no centro da cidade (Praia Grande)… Nossa equipe ficou trabalhando praticamente a noite toda, enquanto foi possível, com ponto de rajadas mais fortes. Tivemos que retirar algumas equipes por motivos de segurança”, continua.

A energia elétrica foi restabelecida no centro de Praia Grande pela manhã, mas com um volume alto de incidentes por causa de árvores caídas sobre a rede, os trabalhos prosseguiram durante o dia. “Pelo que percebemos, não houveram tantas casas danificadas pelo ‘barulho’ que fez. Foram bem menos casas danificadas diante do tempo que esse vento soprou”, encerra.
Na região de Timbé do Sul e Turvo, algumas intercorrências também foram registradas pela Cersul, principalmente com árvores caídas sobre as redes.
Conforme a Defesa Civil, os ventos devem se acalmar nesta quinta-feira, dia 19, porém, ainda há possibilidade de chuvas isoladas e ventos moderados. A massa de ar polar continua atuando, derrubando as temperaturas no estado.
O mar continua grosso na região Sul, por isso, é desaconselhada qualquer atividade de navegação, esportiva ou à beira mar.










