A companhia de balé Meraki, da Casa de Cultura de Sombrio foi o segundo grupo do município a ter uma coreografia selecionada para o Festival de Dança de Joinville. Com recorde de inscrições, o festival deve reunir mais de 2 mil coreografias nos diferentes palcos da edição deste ano.
Segundo a professora Tatiele Cunha, a coregrafia selecionada foi a Memento Vivere, que será apresentada por um trio de dançarinas no palco Aberto. “Memento Vivere” é uma expressão do latim significa aproveitar o momento. Temos um trio contemporâneo, das meninas que dançam a mais tempo. Elas têm entre 18 e 20 anos e nós fizemos um trabalho bem forte com elas”, explica.
A coreografia começou a ser montada no ano passado pela própria professora. Tatiele conta ainda que acabou perdendo a data das inscrições para Joinville, mas o período foi prorrogado e elas decidiram tentar. “Falei que o trio tinha chances e a coreografia estava bem elaborada, então nos juntamos em um domingo à tarde e gravamos. Usamos a câmera do irmão de uma delas e nós mesmas gravamos”, continua.
O festival ocorre entre 19 e 30 de julho, mas o grupo ainda não sabe o dia exato em que se apresentará. As dançarinas também se apresentarão em um festival competitivo em Curitiba no mês que vem.
O Grupo de Dança Ágape, da Cia de Dança RitMix de Sombrio, também foi selecionado para participar do Festival de Dança de Joinville este ano.