Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue e em Meleiro, o mês de junho inteiro é dedicado para lembrar a importância da doação de sangue. O município celebra a sanção da Lei 1.885/2022, que institui o Junho Vermelho em Meleiro e define uma série de ações de conscientização sobre o tema.
O projeto, de autoria da vereadora Morgana de Almeida Figueiredo, foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Eder Mattos, no dia 13 de junho deste ano. Para marcar o dia 14 de junho, data consagrada ao doador de sangue, o Grupo Doadores de Meleiro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado, dia 11, uma ação para encaminhar 14 doadores até o Hemosc de Criciúma e mais quatro doadores que foram no último dia 14.
O que diz a Lei Junho Vermelho
Conforme determina a Lei, será priorizada no mês Junho Vermelho, a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, nas escolas, clubes de mães, grupos de danças, entre outros.
Durante o mês haverá o estímulo à realização da doação de sangue; O incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas de incentivo.
O Junho Vermelho passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Durante o mês haverá ações de conscientização junto à população, através de procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras, audiência pública e conferências, a fim de que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de apoio à doação de sangue. O Poder Executivo Municipal também poderá firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades, para realização e organização do “Junho Vermelho”.
A vereadora Morgana Figueiredo, além de mentora do projeto, também integra o grupo Doadores de Meleiro, que tem incentivado muitas pessoas a participarem de campanhas de doação de sangue no Hemosc de Criciúma, com apoio da Secretaria de Saúde do Município. “Como prefeito de Meleiro, sinto-me honrado em sancionar a Lei Junho Vermelho, em reconhecimento pelas ações voluntárias de jovens lideranças que se destacam nas atitudes em prol das famílias que necessitam de doação de sangue”, disse o prefeito Eder Mattos.