O Ministro da Educação, Victor Godoy, acompanhado pelas autoridades estaduais e municipais, esteve na terça-feira, dia 14, na inauguração do lançamento da Pedra Fundamental da Escola Bilíngue de Surdos, no bairro Progresso, em Laguna. O evento aconteceu no Cine Teatro Mussi, onde foi apresentado o projeto da construção da escola e a importância do ensino em libras para o desenvolvimento social. Na ocasião, associações e representantes da comunidade surda foram convidadas para participar do evento, que foi inteiramente traduzido para o idioma em libras.
A CAESP/ASESC, Centro de Atendimento Educacional Especializado em Surdes, de Araranguá, marcou presença no evento. Para a diretora da associação, Edna Maris Motta Fernandes, foi uma honra representar os demais Surdos, no lançamento da pedra fundamental da primeira escola bilingue de Santa Catarina” É um marco na história dos Surdos catarinenses, uma vez que a luta perdura por muitas décadas. Precisamos quebrar a barreira entre surdos e ouvinte”. Edna parabeniza os envolvidos na causa da Comunidade Surda “Parabéns aos Surdos que reconhecem seu potencial e sabem que seus direitos precisam ser respeitados. O presidente da ASESC, Herlon Charles Motta, disse que o momento foi gratificante para a Comunidade Surda “ Que esta luta continue como exemplo para outras escolas bilingues em todo o estado catarinense”, destacou Herlon
Laguna é a única cidade em Santa Catarina a receber a Escola Bilingue, além de outros três estados no Brasil.
Será uma escola piloto regional, que atenderá alunos da região da Amurel, com expectativa de atender até 350 estudantes.