Muitos sorrisos e olhares cheios de alegria marcaram o projeto fotográfico Agosto Laranja, do retratista de Sombrio, André Jacob, com alunos da Apae do município.
Ele e a esposa Grasiela Santana montaram um pequeno estúdio e capturaram toda a essência e pureza de 102 alunos da instituição, criando uma coleção emocionante. “Eu e Grasi temos uma sobrinha com Down, então já tínhamos feitos algumas propostas mais comerciais com alunos da Apae. Foi aí que surgiu a ideia de fazer algo na escola, unindo meu trabalho como retratista com a espontaneidade dos alunos”, explica ele.
As fotos foram feitas no dia 23 de agosto e editadas em preto e branco, dando um tom ainda mais profundo e intimista às imagens.
Jacob descreve o momento das fotos como emocionante, quando ele próprio aprendeu com os alunos sobre pureza e inocência. “Foi lindo. Normalmente um cliente quando chega ao estúdio ele tem uma expectativa, uma imagem que ele quer passar pelas fotos, caso diferente desse projeto, em que os alunos estavam entregues, são puros, e por esse motivo os retratos saem fáceis e verdadeiros”, conta.
Com o resultado em mãos, a sensação dos envolvidos foi ainda melhor. “Foi gratificante, esperamos fazer mais projetos semelhantes em breve”, completa.
Jacob ainda pontua que o projeto, além de retratar toda a pureza dos alunos, ainda ajudou a melhorar a forma como eles se enxergam. “Acho que a maioria nunca teve a oportunidade de se ver num retrato feito por um profissional, e acredito que isso possa elevar a autoestima dele”, diz. O retorno dos profissionais da escola e famílias dos alunos também foi interessante. Conforme o fotógrafo, muitos solicitaram as imagens para imprimir e ter em suas casas, em um sinal de que uma imagem vale, realmente, mais do que mil palavras.
O projeto ocorreu no mês de prevenção às deficiências, coroando ações que ajudam a mudar a forma como a sociedade vê pessoas com necessidades especiais.
Coleção emocionante de fotografias pode ser apreciada na página https://jacobfotografia.com.br/