Ermo
Jacinto Machado
Com a participação dos membros do CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, conselheiros tutelares, adolescentes, funcionários e secretários municipais de Ermo e Jacinto Machado, foi realizada uma conferência para debater os direitos das crianças e adolescentes. A conferência popular aconteceu na terça-feira, dia 11, em Jacinto Machado, com o tema, decidido pelo CONANDA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de Pandemia da Covid-19: Violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia das políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”
Objetivo é promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid 19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
A programação desenvolvida na parte da tarde, contou com apresentação cultural e palestra com a mestra e assistente social, Karla Cardoso Borges, seguido de formação de grupos para debater os eixos da Conferência e propostas para serem levadas à Conferência Regional. Na oportunidade também foram escolhidos os delegados para a etapa estadual.
Timbé do Sul também
realiza sua conferência
Também na tarde de terça-feira se reuniram no Salão Paroquial de Timbé dos Sul membros da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal dos Direitos da criança e adolescente e convidados.
A 12ª Conferência Municipal tinha como tema a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19. Nela foram tratadas as violações e vulnerabilidades, de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de politicas de proteção integral com respeito a diversidade.
Os presentes se reuniram em cinco grupos para sugerirem propostas conforme o tema de cada eixo. Após o lanche servido pela Secretaria e CRAS, as crianças e adolescentes leram para todos os presentes, sugestões a serem levadas à Conferência Estadual. Representarão Timbé do Sul a adolescente Lara Neto, a psicóloga do CRAS, Gigliola O. Cirimbelli e a presidente do CMDCA, Arlete da Rocha Pacheco.
A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá em Florianópolis dia 20 de maio de 2023.