No domingo, dia 29, um temporal deixou o município de Turvo em situação de emergência e o Centro de Eventos foi transformado em abrigo, para alojar famílias. Mais de 20 pessoas ficaram desabrigadas, no entanto, os moradores optaram em ir para casas de amigos e familiares e um ficou em um hotel da cidade. Ainda, cerca 9 mil foram afetadas por problemas relacionados ao temporal.
Defesa Civil Municipal e Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar trabalharam socorrendo as pessoas que ficaram ilhadas, por causa da forte chuva. O Corpo de Bombeiros, após inúmeros chamados, foi dividido em três equipes, com apoio da guarnição de Araranguá. Samu, Secretaria de Saúde e Assistência Social Municipal também auxiliaram nos trabalhos.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, Turvo registrou 218 mm de chuva, sendo a cidade catarinense com registro de maior volume de chuva. A Defesa Civil também emitiu um alerta máximo para o risco de deslizamentos no Município.
Na noite de domingo, a Cersul enviou comunicado informando que efetuou o desligamento da energia elétrica na região central de Turvo, por volta das 21h30min de domingo, para fazer reparos na rede de energia.
A energia só foi religada na manhã desta segunda-feira.
Ainda na manhã desta segunda-feira, as ruas ainda estavam alagadas em Turvo e o prefeito Sandro Cirimbelli decretou situação de emergência no município.