O deputado estadual Mauro de Nadal (MDB) foi eleito na manhã desta quarta-feira (1º) para a presidência da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) para o biênio 2023-2024.
A sessão contou com a presença do governador Jorginho Mello, além do presidente do Tribunal de Justiça de SC, João Henrique Blasi.
O restante da mesa diretora do Legislativo estadual será composta por Maurício Eskudlark (PL) como vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) segundo vice; Paulinha (Podemos) primeira-secretária; Padre Pedro (PT) segundo-secretário; Marcos da Rosa (União Brasil) terceiro-secretário; e Delegado Egídio (PTB) quarto-secretário.
“Vamos trabalhar pela independência do Poder Legislativo e pela transparência. E também para que cada parte do Estado receba a atenção que merece Meu compromisso pessoal é de trabalhar incansavelmente para que todos possam exercer seus mandatos na plenitude”, disse Nadal.
Eles ocuparão os cargos pelo período de dois anos, com exceção de Eskudlark, que deve ficar apenas um ano e depois deve passar a vice-presidência para Nilson Berlanda, também do PL.
Apenas Ana Campagnollo (PL) e Sargento Lima (PL) votaram contra Nadal. Os dois foram contra também na votação em bloco, junto com Jessé Lopes (PL), que definiu os demais cargos do parlamento.
O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.
Representatividade
A nova legislatura terá representação de 13 partidos. A maior bancada será do PL, com 11 cadeiras, seguida do MDB, com seis deputados. O Partido dos Trabalhadores vem na sequência com quatro representantes. O PSD, PP, Podemos e União Brasil terão três cadeiras cada. PSDB soma dois deputados. O Novo, o PDT, Psol, PTB e o Republicanos contam com um representante cada.
Todos os deputados
- Altair Silva (PP)
- Ana Campagnolo (PL)
- Antídio Lunelli (MDB)
- Berlanda (PL)
- Camilo Martins (Podemos)
- Carlos Humberto (PL)
- Delegado Egidio Ferrari (PTB)
- Dr. Vicente (PSDB)
- Fabiano da Luz (PT)
- Fernando Krelling (MDB)
- Ivan Naatz (PL)
- Jair Miotto (União Brasil)
- Jerry Comper (MDB)
- Jessé Lopes (PL)
- Julio Garcia (PSD)
- Lucas Neves (Podemos)
- Luciane Carminatti (PT)
- Marcius Machado (PL)
- Marcos da Rosa (União Brasil)
- Marcos Vieira (PSDB)
- Mario Motta (PSD)
- Marquito Marcos José Abreu (Psol)
- Massocco (PL)
- Matheus Cadorin (Novo)
- Mauricio Eskudlark (PL)
- Mauro De Nadal (MDB)
- Napoleão Bernardes (PSD)
- Neodi Saretta (PT)
- Oscar Gutz (PL)
- Padre Pedro (PT)
- Paulinha (Podemos)
- Pepê Collaço (PP)
- Repórter Sérgio Guimarães (União Brasil)
- Rodrigo Minotto (PDT)
- Sargento Lima (PL)
- Sergio Motta (Republicanos)
- Soratto (PL)
- Tiago Zilli (MDB)
- Volnei Weber (MDB)
- Zé Milton (PP)
OCP News