Mesmo existindo há pelo menos dez anos, boa parte da população desconhece as atividades do órgão e profissionais estão ampliando a divulgação dos serviços que oferecem e suas funções
Sombrio
Profissionais do Creas, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, de Sombrio, estão ampliando a divulgação dos serviços que oferecem e suas funções. Mesmo existindo há pelo menos dez anos, boa parte da população desconhece as atividades do órgão.
A secretária de Assistência Social, Márcia Teixeira, explica que o Creas atende pessoas que tiveram seus direitos violados, independente da idade, sexo ou condição econômica. A coordenadora do Centro Especializado, Eliziana Luchina Coelho, a Zana, lamenta por quem fica sofrendo em casa e não procura ajuda, como mulheres vítimas de violência doméstica, talvez sem saber onde buscar amparo. “É de nossa alçada também acompanhar as medidas sócio educativas para adolescentes”, acrescenta Zana. As medidas são determinadas pela justiça, para cumprimento por menores em conflito com a lei.
As denúncias costumam chegar ao Creas através do programa Disque 100 e pelo Ministério Público. É possível denunciar ainda, de forma anônima, pelo número 180, ou o 190 da Polícia Militar, diretamente no Creas ou no MP.
Feita a denúncia, a equipe vai a campo fazer a verificação. A assistente social Karine Oliveira afirma que o trabalho pode se estender por meses no mesmo caso. “Fortalecer os vínculos com a família envolvida leva tempo”, justifica.
No início da pandemia, em março de 2020, as denúncias de maus tratos a idosos aumentaram bastante, informa a psicóloga Larissa Velho. Um ano depois, as denúncias de maneira geral tiveram queda. “Acreditamos que os números de agressões e outros casos são camuflados pela pandemia”.
Larissa lembra que para haver a denúncia não é preciso que a agressão seja física. Existe a agressão com palavras e econômica. Todas elas podem chegar ao Creas para averiguação. Karine conta a história de uma idosa que parecia bem cuidada pela filha, tendo higiene e alimentos. Porém, a senhora chorava muito, pois a filha não lhe dava atenção e ela se sentia abandonada em questões como ser levada para cortar os cabelos e outros cuidados que significavam carinho. Quando necessário, o Creas conta com assessoria jurídica de um advogado.
Além do Creas, a Secretaria de Assistência Social abriga outros serviços como o Cras, que tem cerca de 240 usuários, o Cadastro Único com aproximadamente 4 mil cadastrados, o BPC, Benefício de Prestação Continuada, que auxilia 900 cidadãos e injeta em média R$ 6 milhões por ano no município. Grupos de terceira idade e outros serviços também são atendidos pelo setor social da administração municipal.
O Creas está atendendo presencial e pode ser contatado pelo telefone com WhatsApp 3533-5276.