Por volta das 15 horas deste domingo, dia 19, um pescador encontrou um artefato explosivo em Ermo, às margens do rio Itoupava, que faz limite com o município de turvo.
Como havia muitas pessoas tomando banho no local, o pescador recolheu o objeto e levou até a casa de um sargento da Polícia Militar, próxima a Câmara de Vereadores de Ermo, para averiguar.
O pescador disse que não imaginava o risco que estava correndo, mas pensou nas pessoas que estavam tomando banho no rio.
Com experiência, o militar constatou que se tratava de um objeto explosivo de uso das forças armadas.
O objeto ficou no chão do carro do pescador, em frente ao prédio da Câmara de Vereadores, onde aguarda a chegada da equipe Antibombas do BOPE de Florianópolis.
O fato atraiu muitos curiosos, que se mantiveram no local, fora da área de isolamento feita pela PM, até a chegada do BOPE.
Por volta de 21h15min, duas viaturas, uma com a equipe do Esquadrão Antibombas do BOPE SC e outra com um robô, chegaram no Município de Ermo para averiguar o artefato.
A área de isolamento foi aumentada. Carros e veículos que estavam estacionados próximos da Câmara foram retirados do local e o Esquadrão Antibombas iniciou a operação.
Por volta de 23 horas, o robô do BOPE retirou o artefato do carro. Por volta de 23h40min, a PM da Região comunicou que o BOPE não conseguiu identificar se era um artefato de treinamento ou não.
“Sobre a ocorrência, BOPE não conseguiu identificar se era um artefato de treinamento ou não. Levaram para fazer a detonação segura.” (Com informações e fotos de Jorge Pimentel).