Balão decolou de Praia Grande e cerca de uma hora depois fez um pouso forçado na localidade de Costão, na cidade de Morrinhos do Sul/RS. Nos momentos finais do voo, uma rajada de vento surpreendeu o piloto, levando a uma aterrissagem mais brusca do que o esperado
Região
Na manhã de sábado, dia 15, por volta das 8 horas, um balão, com oito passageiros e um tripulante, que decolou de Praia Grande por volta das 7 horas, realizou um pouso forçado na localidade de Costão, na cidade de Morrinhos do Sul/RS.
O Corpo de Bombeiros de Passo de Torres foi acionado por volta das 9 horas para a ocorrência. Ao chegar próximo ao local, os bombeiros verificaram a impossibilidade de acessar o ponto de queda com a viatura. Constataram também que as vítimas já estavam em atendimento pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
Das nove pessoas que ocupavam o balão, duas pessoas apresentavam ferimentos. Uma mulher de 37 anos estava com suspeita de lesão em coluna torácica e de fratura em arco costal. Um homem de 31 anos estava com suspeita de fratura em arco costal.
Os bombeiros de Santa Catarina acionaram a aeronave do Saer/Sarasul, da Polícia Civil de Criciúma, que também se deslocou para atendimento da ocorrência. Após a chegada da aeronave, a mulher foi conduzida pela equipe do Saer/Sarasul para o Hospital São José de Criciúma, enquanto o homem foi conduzido ao Hospital Nossa Sra. de Fátima, em Praia Grande, pelo Corpo de Bombeiros de Passo de Torres.
Os demais passageiros do balão sofreram somente ferimentos leves, sem necessidade de atendimento hospitalar.
A Prefeitura de Praia Grande emitiu nota oficial:
“A Prefeitura de Praia Grande vem a público informar sobre o recente acidente envolvendo um balão de ar quente em nosso município. Na manhã deste sábado, dia 15 de abril, um balão com oito passageiros e um tripulante decolou de Praia Grande por volta das 7 horas e realizou um pouso forçado na localidade de Costão, na cidade de Morrinhos do Sul/RS, às 8 horas.
Nos momentos finais do voo, uma rajada de vento surpreendeu o piloto, levando a uma aterrissagem mais brusca do que o esperado. No momento da aterrissagem, os passageiros foram instruídos a manter uma posição segura no cesto do balão.
Felizmente, a maioria dos passageiros não sofreu ferimentos e foram prontamente avaliados e liberados. Infelizmente, uma passageira de 37 anos sofreu ferimentos, foi levada para o hospital pela equipe médica para receber tratamento e deve ser liberada ainda hoje (sábado, dia 15). (…).”