Uma nova ala psiquiátrica está sendo construída no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande com recursos conquistados junto ao Governo do Estado. O presidente Idalino Higino Bongiolo e o diretor, Jean da Silva Gonçalves, juntamente com a diretoria da Associação Hospitalar que administra o hospital, fizeram uma visita nas obras na última semana para acompanhar a concretagem das fundações da nova construção.
A nova área que está construída terá mais de três mil metros quadrados e vai oferecer 30 leitos de psiquiatria, 30 leitos de internação clínica, emergência psiquiátrica, lavanderia, cozinha e demais áreas de apoio. O objetivo é ampliar o atendimento na área de saúde mental e garantir uma assistência de qualidade aos pacientes. A execução está em andamento, a fundação e o piso do primeiro de dois blocos já foram concretados.
É importante ressaltar que esta é uma obra inédita, é um incremento para os hospitais do extremo-sul que funcionam há muito tempo com a mesma estrutura. A nova seção também beneficiará a saúde pública do Estado, pois são poucos os hospitais especializados em atendimento em saúde mental e a procura por leitos psiquiátricos cresce bastante.
O Hospital Nossa Senhora de Fátima é um dos principais da região e atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em 1962 pelos Freis Protásio, Gervásio e Celestino, da Sociedade Literária São Boaventura de Caxias do Sul, o hospital passou por diversas dificuldades até ser doado para a associação hospitalar em 2005. Desde então, a instituição vem buscando melhorar a infraestrutura e os serviços prestados à comunidade.
“Estamos orgulhosos da nossa trajetória nesse ramo e de poder contribuir para a saúde da população. Com a conclusão desta ala, ampliaremos nossa capacidade de atendimento e beneficiaremos não só os pacientes da região, mas também de todo o Estado. Além disso, assim que a obra estiver concluída, abriremos um atendimento especializado, via SUS, para crianças e jovens que também precisem de tratamento. Essa é uma forma de retribuir à sociedade o apoio que sempre recebemos”, afirma o diretor do hospital, Jean da Silva Gonçalves.
A previsão é que a nova ala psiquiátrica seja inaugurada até o final de 2024 e está estimada em R$ 11 milhões. Os diretores da Associação Hospitalar se mostraram satisfeitos com o andamento das obras e elogiaram o trabalho dos profissionais envolvidos.