Vereador Nícola Martins (PSDB) afirmou que na área educacional, Criciúma possui somente três psicólogos em atividade
Mais de cinco mil pessoas aguardam atendimento psicológico em Criciúma. Os dados são provenientes de um requerimento de autoria do vereador Nícola Martins (PSDB), solicitado em maio de 2023. De acordo com Martins, destes que estão na fila de atendimento, 3.198 mil são adultos e idosos e 1.896 mil são crianças e adolescentes.
O vereador apresentará à câmara de vereadores nesta segunda-feira (3), dois novos requerimentos solicitando informações a respeito dos acompanhamentos psicológicos no município. “Eu peço mais informações para entender quando que a primeira pessoa entrou nessa fila, pra gente saber quanto tempo essa fila está demorando”, disse.
Martins afirmou que na área da educação, Criciúma possui apenas três psicólogos em atividade, número abaixo dos outros municípios da região. “Em Joinville são oito, Chapecó são sete. Chapecó tem praticamente o mesmo número de escolas e população que Criciúma”, concluiu.
Além de informações sobre as filas, o vereador solicita dados referentes ao operacional do município. No requerimento 397/2023, é solicitado o número de encaminhamentos provenientes da rede de ensino nos anos de 2021, 2022 e 2023.
A intenção é buscar uma forma de zerar as filas para atendimento psicológico no município. O governo municipal tem até 40 dias para responder a requisição.
Confira a entrevista completa com o vereador Nícola Martins, para o Repórter Cidade, Paulo Monteiro, no programa Boa Tarde, Cidade, da Rádio Cidade em Dia na íntegra abaixo.
Fonte: SC Todo Dia