Fazendo parte da programação da 19ª Semana Farroupilha, a noite de quarta-feira, dia 13, foi marcada pela homenagem e entrega dos certificados aos 18 cavaleiros e cavaleiras que participaram da cavalgada que trouxe a centelha da Chama Crioula de Viamão/RS para Balneário Arroio do Silva. O grupo tradicionalista percorreu 260km entre o dia 1º ao dia 10 de setembro.
Integrantes da Associação Campeiras do Litoral, Campeiros do Arroio, Clube Barriga Verde e Unidos pelo Cavalo participaram do trajeto e foram acolhidos por onde passaram. Ao longo do trajeto, todos os finais dos dias o grupo era recebido em CTGs e fazendas pelo caminho, o que dava cada vez mais força a todos para chegarem ao destino final.
A centelha da Chama foi conduzida pelo tradicionalista integrante dos Campeiros do Arroio, Pablo Alberto Neira Lopes. “Agradecer a Deus pela oportunidade, a minha família, aos amigos de cavalgada – que hoje é minha segunda família também – e a toda equipe da prefeitura de Balneário Arroio do Silva. Só tenho que agradecer”, frisou Pablo durante o ato de homenagem e entrega dos certificados.
O ato contou com autoridades municipais e o patrão da Semana Farroupilha, Laci Borck da Silva. “Parabéns aos cavaleiros e cavaleiras que buscaram a Chama e foram guerreiros e persistentes nos 10 dias de trajeto. Muito obrigado a todos”, frisou o prefeito Evandro Scaini.
A programação da noite de quarta-feira ainda contou com apresentação do Grupo da Terceira Idade e da Invernada Artística Anita Garibaldi do CTG Vale da Amizade.
A programação da Semana Farroupilha segue até o dia 20 de setembro. O parque está montado na Avenida Salmi Paladini, esquina com a Avenida Florianópolis. O evento é aberto ao público e o espaço conta com um restaurante, coordenado pelas Campeiras do Litoral, que oferece churrasco e cardápio variado para almoço e janta.