O ar frio de origem polar predomina sobre o Sul do Brasil e deixa o tempo firme, com poucas nuvens. Toda a Região tem um dia com muito sol e sem chuva.
Faz frio ao amanhecer, mas a temperatura sobe rapidamente pela manhã e a tarde é agradável. Há condições para a formação de geada na parte mais elevada da Serra de Santa Catarina.
Para segunda-feira, há possibilidade de temporais, com intensa atividade elétrica (raios), granizo e rajadas acima de 70km/h, segundo a Epagri.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma Nota Meteorológica sobre o calor intenso previsto para o estado. De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, nos próximos dias, uma área de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme e com predomínio de sol em Santa Catarina.
No domingo, 17, e na segunda-feira, 18, o ar mais aquecido vindo do norte do país favorece o aumento das temperaturas, principalmente durante as tardes, onde as máximas podem superar os 30°C em praticamente todo o estado. A exceção desta condição fica para a Serra catarinense, onde as máximas permanecem entre 27°C e 29°C.
Apenas na terça-feira, 19, há condições para pancadas de chuva, fazendo com que as temperaturas se mantenham em torno dos 25°C aos 28°C na porção central e entre 30°C e 32°C nas demais áreas. A partir da quarta-feira, 21, as temperaturas se elevam gradualmente. À tarde as temperaturas podem se aproximar dos 38°C no Oeste e no Litoral Sul, nas demais regiões permanecem em torno dos 35°C.
Há risco para desidratação, insolação e problemas respiratórios. Não se descarta, também, risco de queimadas, principalmente no Grande Oeste.