O meteorologista Piter Scheuer, alerta para tempo severo e volumes de chuva significativos para os próximos dias para Santa Catarina.
O potencial é alto para a ocorrência de temporais entre esta terça-feira no Rio Grande do Sul e à noite em SC e parte do Paraná. A condição segue na quarta-feira em todas as regiões devido ao ingresso de uma frente fria aliado ao fluxo de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica.
TEMPO SEVERO: Potencial alto para a ocorrência de temporais entre a terça-feira (03/10) no RS e a noite nos setores do Oeste, Meio Oeste de SC e SW do PR, e sequência da quarta-feira (04/10) em todas as regiões, devido ao ingresso de uma frente fria aliado a fluxo de ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica (Jato de Baixos Níveis – JBN). Previsão de formação de tempestades severas (chuva intensa, raios, granizo e vendavais acima dos 80/100 km/h) em algumas cidades. Volume de chuva significativo durante a transição desta frente fria podendo passar dos 100/150 mm com destaque para as cidades do Oeste da região Sul do Brasil (em especial SC, Norte do RS e SW/W e S do PR), também com potencial de chuva moderada a forte no Vale do Rio Itajaí.
NOVOS TEMPORAIS: Entre a sexta-feira e o sábado (06 e 07/10) um novo sistema de baixa pressão (cavado) reforçado por uma perturbação de ondas curtas na média e alta troposfera em combinação com o canal de ar quente e úmido que vem da Amazônia, favorece a formação de muitas áreas de instabilidade provocando chuva com trovoadas com intensidade moderada a forte a torrencial. Novos episódios de tempo severo são esperados.
VOLUME DE CHUVA: O total de chuva prevista pode passar de 200/300 mm em algumas cidades do Oeste e Centro Leste de SC. Risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, queda de barreiras e enchente relâmpago. Atenção especial para o Vale do Itajaí (Rio Itajaí-Açu) alto risco de cheia, outras bacias também serão afetadas.